Residência Figueira

Conheça as novas convocatórias do Programa de Residências Artísticas São João

O Programa de Residências Artísticas São João, criado em 2012, está com duas convocatórias abertas: o “Disco Cupido” e a “Residência Figueira”. Como informado no portal do Programa, é “um projeto independente voltado para o desenvolvimento intensivo de trabalhos, processos e experiências, assim como para o estabelecimento de parcerias entre os seus participantes”. Os formatos de residência do projeto são diversos, e este visa fomentar a produção independente e o intercâmbio entre as diferentes artes. O Programa está situado na sede de uma fazenda histórica do século XIX, na localidade de São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.  

Saiba mais sobre o projeto abaixo:

“O programa é aberto a indivíduos e coletivos atuantes em áreas e mídias diversas. São selecionados cerca de dez residentes por edição, que têm ao seu dispor ateliês, escritórios e estúdio de som, para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, além de hospedagem e amplos espaços de convívio dentro da casa e também ao ar livre. Organizamos também atividades coletivas, tanto no contexto interno da residência quanto voltadas ao contato com a comunidade local”.

Conheça as duas convocatórias que estão aceitando inscrições:

  • Disco Cupido (Convocatória aberta até o dia 16/04/2021)

“As inscrições estão abertas para participar do segundo disco postal produzido pela RSJ/Somsocosmos! Trata-se de um disco composto a distância. A inscrição é ultra-simples e aberta a todes interessados (músicos, artistas sonoros, poetas…). Durante o processo seletivo, os anjos do disco buscarão afinidades sonoras entre os inscritos. Quando houver MATCH, um grupo é formado. Serão selecionados entre 5 e 10 grupos, de 2 a 3 pessoas cada, entre as inscrições recebidas.

Cada grupo compõe uma canção ou peça sonora de no máximo 3 minutos, de forma autônoma (enviando áudios e organizando a produção e mixagem da faixa).

A equipe da residência se responsabiliza pela masterização, arte da capa, texto de apresentação, upload do disco no bandcamp da Somsocosmos -e divulgação através do nosso mailing, redes sociais, website e redes parceiras.

-A peça sonora finalizada deve ser enviada em formato .wav, até o dia 31/05/2021.
-Anexar junto à faixa: categoria (ex. canção, colagem, paisagem sonora, radioarte, improvisação, poesia sonora, música experimental, etc. etc.) ficha técnica e uma mini descrição da obra (mínimo 3 linhas)”.

Para se inscrever, clique aqui.

 

  • Residência Figueira (Convocatória aberta até o dia 26/04/2021)

“As inscrições estão abertas a todos e todas que tenham interesse em desenvolver seus trabalhos e pesquisas pessoais em contexto rural. São bem vindos: artistas, músicos, escritores, ativistas, agricultores, terapeutas, cineastas, professores, cientistas, programadores, dançarinos, performers, pesquisadores, etc.

A residência estará aberta de Junho a Outubro; a duração da estadia poderá ser de 1 a 3 meses.

Protocolo Covid:
Dada a situação atual, de público conhecimento, nos vemos na responsabilidade de tomar algumas medidas de prevenção e cuidados para poder garantir uma estadia segura.

É necessário realizar um teste PCR 72 horas antes da chegada à Fazenda, e não poderá vir quem testar positivo.

Recomendações:
*Não compartilhar copos, talheres, cigarros.
*Trocar roupas e calçados ao chegar à fazenda.
*Uso de máscaras e álcool em gel ao se deslocar e ao encontrar alguém que não viva na fazenda.

Na Fazenda São João vivem artistas e agricultores, alguns dos quais têm compromissos fora da fazenda. Como estamos bastante isolados e eventualmente nos encontramos entre nós, existe uma gestão coletiva do risco, que inclui, entre outros, um especial cuidado nos deslocamentos.

Oferecemos:
-Espaços individuais de acomodação e espaços coletivos de trabalho e convívio.
-Divulgação do trabalho realizado em residência.
-Auxilio de produção local, a ser conversado caso a caso, de acordo com as possibilidades e necessidades”.

Para se inscrever, clique aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA