A exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira – cuja abertura estava marcada para 24 de março, mas foi adiada por conta do decreto da Prefeitura do Rio – abre dia 14 de abril no CCBB RJ, com visitação permitida mediante agendamento prévio. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra apresenta um olhar sobre o panorama artístico contemporâneo brasileiro entre 1980 e 2021, abordando a importância do colecionismo no Brasil. Estão reunidas 119 obras de 68 artistas, pertencentes à coleção do casal carioca Andrea e José Olympio Pereira, radicado em São Paulo há mais de 30 anos.
As oito salas do primeiro andar do CCBB RJ estão ocupadas a partir de núcleos temáticos, com obras de importantes artistas, de diferentes gerações, em diversas linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia. Nos últimos anos, Andrea e José Olympio constam na lista publicada anualmente pela prestigiosa revista ARTnews como um dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo, e somam cerca de 2.500 obras.
Confira abaixo uma fala do casal sobre a prática de colecionar e sobre a mostra:
“Arte é o alimento da alma, ela amplia o mundo, te leva para lugares, te leva a sonhar. O colecionismo é fundamental, além de sustentar a produção artística, é também uma forma de cuidar das obras, uma grande responsabilidade. Temos na coleção somente trabalhos com os quais estabelecemos alguma relação. Pode ser uma obra que nos toca ou nos perturba, mas que mexe de alguma forma conosco. Poder expor a coleção é um privilégio para nós. É uma oportunidade de dividir a coleção com o grande público, de rever algumas obras e de vê-las em diálogo com
outras, ganhando um novo significado”.
A mostra conta com, por exemplo, a pintura “De onde surgem os sonhos” (2021), de Jaider Esbell, mais recente aquisição da coleção, e obras pouco vistas publicamente, dos artistas Jorge Guinle, Laura Lima, Marcos Chaves e da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Também está presente o vídeo “O peixe” (2016), de Jonathas de Andrade, sobre uma vila de pescadores onde há o ritual de abraçar os peixes após a pesca, como um rito de passagem, e artistas como Laercio Redondo, Lucia Laguna, Paulo Nazareth, Paulo Nimer Pjota, Sandra Cinto, Erika Verzutti, Cabelo, Alex Cerveny, Eduardo Berliner, Rosângela Rennó, e mais.
O CCBB RJ afirmar estar adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento online (eventim.com.br), controle da quantidade de pessoas no prédio (1/5 do fluxo antes da pandemia), fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.
“1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira”
De 24 de março até 26 de julho de 2021
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3808.2020
De quarta à segunda, das 9h às 18h
Agendamento online: eventim.com.br
Entrada franca