Ricardo Basbaum, "Corte de Cabelo", 1987, fotografia, ação performática

Assista “Programa de Entrevistas”, com Robert Barry em diálogo com Ricardo Basbaum

Programa de Entrevistas é um novo ciclo de atividades online concebido pela Galeria Jaqueline Martins. Em cada edição, dois artistas desenvolvem um diálogo livre, sem pautas ou limitações pré-estabelecidas. Na primeira edição, realizada em 25 de março, a galeria apresenta Robert Barry em diálogo com Ricardo Basbaum.

“Embora venham de contextos, países e gerações diferentes, ambos os artistas tornaram-se conhecidos por apresentar trabalhos que articulam experiência sensorial, sociabilidade e linguagem. Enquanto Robert Barry chegou a tais propostas através do desenvolvimento da arte conceitual Norte-Americana, onde o usa de textos e palavras que buscavam trazer o trabalho para dentro da mente do observador – não mais dependendo de ações ou objetos construídos pelo artista – Ricardo Basbaum, por outro lado, retomou as experiências participativas dos anos 60 e trouxe para o Brasil pós-ditadura dos anos 80/90 a liberdade de novamente poder se perguntar, sem censura, “você gostaria de participar de uma experiência artística?”

Assista a conversa completa (legendada) abaixo:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA