A partir de segunda, conheça os artistas indicados ao PIPA 2021

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio, vamos publicar diariamente boletins revelando, pouco a pouco, os artistas indicados à décima segunda edição do Prêmio PIPA. Todos os nomes foram escolhidos pelo Comitê de Indicação 2021. Criada em 2010, a premiação é uma das mais importantes do país, sempre seguindo a sua vocação de ser a “janela para a arte contemporânea brasileira”. Um dos pilares dessa missão é a base de dados bilíngue em nossos sites sobre todos os artistas já indicados, com imagens de obras, dados biográficos, currículos e as já conhecidas vídeo-entrevistas exclusivas com os artistas ano a ano.

Este ano o Prêmio decidiu focar na produção mais recente e os artistas indicados devem ter realizado sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 10 anos.

O  objetivo é que o Prêmio seja um impulso para os artistas em início de carreira, privilegiando os artistas com menos tempo de produção, portanto menos protegidos pelo circuito hegemônico – tanto de galeria como institucional. É para ser um prêmio de incentivo e não de consagração. 

Os nomes serão anunciados em boletins a partir da próxima segunda feira dia 3 de maio. Fiquem atentos!

Após serem indicados, os artistas que desejarem participar do Prêmio devem encaminhar material completo solicitado pela coordenação do Prêmio dentro do prazo estabelecido para estarem aptos a concorrer aos seguintes prêmios:

  • PIPA – O Conselho do Prêmio PIPA irá selecionar cinco artistas entre os artistas indicados que formalizarem sua participação no PIPA 2021. Os cinco Artistas Selecionados vão participar de uma exposição/ocupação nos sites e mídias sociais do Prêmio, produzindo algum material especialmente desenvolvido para a ocasião. A ideia é que sirva como uma exposição virtual dos Artistas Selecionados e contribua para a divulgação das obras, sem estabelecer uma competição entre os cinco. Cada um vai receber uma doação de R$10.000.
  • PIPA Online – Realizado em dois turnos, os dois artistas mais votados vão receber uma doação de R$5.000.

Publicaremos todos os nomes enviados pelos membros do Comitê de Indicação, mas apenas os artistas que assinarem o Termo de Compromisso e atenderem a todas as solicitações da Coordenação do PIPA dentro dos prazos informados serão considerados Artistas Participantes e habilitados a concorrer ao Prêmio. Caso o seu nome seja um dos anunciados durante a próxima semana, entre em contato com o Prêmio por meio do e-mail: premiopipa@premiopipa.com.

Para saber mais sobre a décima segunda edição do Prêmio PIPA, acesse:

Conselho | Regulamento | Comitê de Indicação | Cronograma 

Fique de olho no site!


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA