A Galeria Leme lança, esta semana, o livro Enciclopédia Negra (Companhia das Letras, 2021) idealizado por Lilia Schwarcz, Jaime Lauriano (finalista do PIPA 2019) e Flávio Gomes. A obra conta com 416 verbetes de personalidades negras da história do Brasil, desde o século XVI até 2018. Além disso, o trabalho possui também “retratos” de algumas destas personagens, idealizados por mais de 30 artistas negros, como Jaime Lauriano e Tiago Sant’ana.
O propósito central da Enciclopédia Negra, de acordo com a Galeria, “consiste em olhar para história das personalidades sob uma nova ótica, ao dar protagonismo às ideias e elementos culturais que circularam – e ainda circulam – no eixo Afro-Atlântico, criado durante o período da escravidão”.
O projeto, produzido por mais de quatro anos, vai ser exposto também em uma mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde serão compartilhados os mais de 100 retratos das personalidades negras idealizados pelos artistas convidados. Entre as personalidades homenageadas, estão nomes como Zumbi dos Palmares, Abdias do Nascimento e Zeferina.
“Essa é uma maneira de encenar o reencontro do Brasil com sua memória silenciada, e além disso, de contribuir com o ideal do fim da discriminação e do assassinato dessa população, que hoje corresponde a pelo menos 52% do país”, define a Galeria.