Lançamento do PIPA 2021: uma nova edição, um novo modelo

A cada ano, o Prêmio PIPA, que em 2021 celebra sua décima segunda edição, se confirma como referência de estímulo à produção nacional de arte contemporânea. Nosso site acumula hoje mais de 480 páginas de artistas e reúne conteúdo exclusivo que forma uma rica fonte de pesquisa sobre a cena de arte atual no Brasil. Já passaram pelo Prêmio importantes nomes da arte brasileira, incluindo Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto que, em uma decisão inédita, foram nomeados, os quatro, igualmente vencedores do Prêmio PIPA 2020.

Este ano o Prêmio ganha um novo modelo, tendo em vista dois objetivos: focar na produção mais recente e criar uma articulação mais forte entre o Prêmio e o Instituto PIPA.

Os membros do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2021 irão nomear até três artistas visuais, de todas as mídias, com no máximo 10 anos de carreira (a partir da primeira exposição individual ou coletiva), configurando uma trajetória mais recente no circuito artístico. Para suas indicações devem considerar como parâmetros: a produção diferenciada e a relevância do Prêmio para melhor desenvolvimento e crescimento do artista ainda em uma fase inicial de carreira. 

O Conselho do Prêmio PIPA irá selecionar cinco artistas entre os artistas indicados que formalizarem sua participação no PIPA 2021. Os cinco Artistas Selecionados vão participar de uma exposição/ocupação nos sites e mídias sociais do Prêmio, produzindo algum material especialmente desenvolvido para a ocasião. A ideia é que sirva como uma exposição virtual dos Artistas Selecionados e contribua para a divulgação das obras, sem estabelecer uma competição entre os cinco. Cada um vai receber uma doação de R$10.000

Diferente dos anos anteriores, em que os vencedores doavam uma obra para o Instituto, não será solicitado aos selecionados nenhuma doação. As mudanças no PIPA 2021 vão de acordo com o nosso desejo de abarcar mais artistas na trajetória do Prêmio e, através de aquisições pontuais, diversificar e pluralizar as obras em nosso acervo. Queremos distribuir de forma mais ampla os recursos do Instituto e incentivar outros artistas que já passaram por edições passadas, comissionando e intensificando a aquisição de novas obras. Assim, a cada ano tentamos equilibrar o investimento entre os artistas participantes do PIPA, para além dos selecionados, finalistas e vencedores. 

O PIPA Online 2021, continua opcional para todos participantes da edição,  mantendo o voto pela internet em duas fases. Assim como nos anos anteriores, no primeiro turno será necessário votar em, no mínimo, três artistas. No segundo turno, o eleitor pode escolher apenas um entre os artistas que obtiveram mais de 500 votos na primeira fase. Por fim, o PIPA Online 2021 fará uma doação de R$5.000 para os dois artistas mais votados ao final do segundo turno da votação. Esta vitrine virtual, que busca ser 100% democrática e descentralizada, é especialmente relevante para os artistas de fora do eixo Rio-São Paulo que não são representados por galerias: eles encontram na votação uma maneira de mobilizar pessoas e, desta maneira, divulgar ainda mais o seu trabalho. Os vencedores das duas últimas edições do PIPA Online, Denilson Baniwa (2019) e Isael Maxakali (2020), ambos de origem indígena, são exemplos desse objetivo.

No dia 23 de abril, apresentaremos o Comitê de Indicação de 2021 que irá escolher os artistas dessa 12a edição. Os artistas indicados serão anunciados em boletins de 03 a 07 de maio.

Todos os participantes desta edição terão páginas individuais nos sites do PIPA, somadas às 480 já existentes, e constarão no catálogo de 2021, além de serem convidados a gravar vídeo entrevistas para nosso canal no Youtube. A criação e a exposição desse material funcionam como uma vitrine para os artistas divulgarem seus trabalhos, e reforçam a intenção do PIPA como a janela da arte contemporânea brasileira.

Por fim, gostaríamos de acrescentar que não estamos abolindo as exposições presenciais, mas estas serão realizadas no âmbito do Instituto PIPA, da sua coleção, comissionamentos e convites, quando a pandemia acabar e a circulação de pessoas estiver permitida. Há a previsão de uma exposição, para celebrarmos os quatro vencedores de 2020, agendada para outubro de 2021 no Paço Imperial.

Visite a página do Regulamento para saber mais sobre as mudanças do PIPA 2021, e confira o cronograma e a página do Conselho para saber sobre os membros. Fique de olho nos próximos anúncios e novidades!

 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA