Os acontecimentos do último ano, que ainda perduram, romperam com todo e qualquer planejamento. No Prêmio PIPA, isso não foi diferente. O formato estabelecido, que conta com uma exposição dos quatro finalistas e a escolha de um(a) vencedor(a), que receberia uma doação extra, precisou ser repensado. A mostra, em um primeiro momento, foi adiada indefinidamente, visando preservar a todos.
Porém, precisamos concluir esta edição. Acreditamos na importância de prestigiar os finalistas, suas trajetórias e seus trabalhos, e tanto a doação, em dinheiro, quanto a exposição fazem parte disso, mas não queremos colocar ninguém em risco. Assim, consultamos os quatro artistas finalistas para tomarmos uma decisão em conjunto, levando o assunto à reunião com o Conselho do Prêmio. A partir disso, comunicamos abaixo o que foi definido:
O Prêmio PIPA optou por uma decisão inédita para uma edição histórica: declarar todos os quatro finalistas, Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto, os grandes vencedores da edição de 2020, e dividir o valor da doação final entre eles. Está sendo estudada a possibilidade de uma exposição do Instituto PIPA em outubro de 2021 que incluiria as obras doadas pelos vencedores do Prêmio. A mostra, desse modo, não seria de caráter competitivo, mas sim uma celebração dos quatro artistas vencedores.
Acreditamos que essa opção final contemple os interesses de todos, sem desrespeitar ou expor a integridade física dos envolvidos, considerando a pandemia da Covid-19, ainda em curso.
Finalmente, agradecemos a todos que participaram do Prêmio PIPA 2020: os 66 artistas, os 26 indicadores e os membros convidados do Conselho, Kiki Mazzucchelli, Luís Antônio Almeida Braga, Marcelo Mattos Araújo, Moacir dos Anjos e Tadeu Chiarelli. O ano marcado pela pandemia da Covid-19 trouxe muitas dificuldades e nos levou a questionar o modelo de competição do Prêmio. Parabenizamos especialmente os quatro vencedores de 2020: quatro artistas que exibem a diversidade e a qualidade da arte contemporânea produzida em nosso país, apresentando as especificidades locais diante de desafios globais.
Ocupação dos Finalistas
Para conhecer mais sobre os vencedores, confira a Ocupação dos Finalistas, uma evento online organizado para dar mais visibilidade e destaque aos quatro artistas no período em que estava previsto acontecer a exposição do PIPA 2020. Assim, Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto foram convidados a fazer, por uma semana cada um, uma “ocupação” no site e nas redes sociais do Prêmio PIPA. Eles apresentaram conteúdos originais, como vídeos, fotos de trabalhos, além de textos críticos e entrevistas.
O engajamento dos artistas foi fundamental para o bom resultado da ação, que compartilhou conteúdo artístico no ambiente online e aproximou um novo público da arte contemporânea, especialmente do trabalho desses artistas. Durante aquelas semanas, o público do site teve um aumento de 32% em comparação aos meses em que não houve ações específicas. Tivemos cerca de mil visitantes na Ocupação e 1,3 mil nas páginas dos quatro finalistas. O maior fluxo contribuiu, também, para a visitação das páginas de outros artistas do site.
Visite: