Marcelo Pacheco: "Piero", 2020, colagem e costuras de tecidos, 72 x 119 cm

“As listras da zebra e as coisas sem pais”: nova individual de Marcelo Pacheco

Até 10 de abril, estará em cartaz a primeira individual de Marcelo Pacheco na galeria Quadra, a As listras da zebra e as coisas sem pais. Com curadoria e texto de Julie Dumont, a mostra apresenta um recorte da produção do artista composto por elementos de mobiliário e pinturas. Saiba mais a partir do texto curatorial reproduzido abaixo:

“As listras da zebra e as coisas sem pais é o retrato pictórico de um desvio que virou estrada pois as sincronicidades da vida levaram levaram de fato Marcelo Pacheco, jurista de formação, a abraçar as artes visuais. Em sua primeira individual na galeria Quadra, o artista apresenta um recorte de sua produção composto por elementos de mobiliário e pinturas, em uma associação livre de campos de cores e de padrões na qual pinturas e esculturas-objetos pictóricos se juntam em uma dança despretenciosa.

Do mesmo modo como as listras da zebra desconcertam os seus predadores e simbolizam a manutenção da individualidade dentro do grupo ou até um certo anticonformismo, as pinceladas do artista borram as fronteiras e hierarquias entre as artes visuais e a cultura popular, revelando no entremeio um padrão único, uma visão singela do mundo e das suas coisas, tal uma impressão digital. Neste mundo, a letra da música de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, adulterada pelo ouvido do artista, se torna outra, e as coisas não somente não tem paz como elas não têm pais: vestidas das suas qualidades de peso, volume, forma, cor ou textura, elas se libertam de qualquer parentesco para se tornar únicas, como as listras da zebra”.

Marcelo Pacheco: “Fim de caminho”, 2019, óleo sobre madeira, 200 x 10 cm (dimensões variam conforme abertura)

“As listras da zebra e as coisas sem pais”, individual de Marcelo Pacheco
De 06 de março até 10 de abril

Galeria Quadra
Rua dias Ferreira 175/301, Leblon, Rio de Janeiro, RJ
segunda a sexta, das 11 às 19h
outros horário, sábados e domingos, com hora marcada pelo e-mail: contato@quadra.me



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA