"A iniciada", 2021, acrílica sobre tela, 100 x 70 cm

“YANGÍ”: nova individual de Moisés Patrício

(Brasília, DF)

A partir de 23 de fevereiro, a Galeria Karla Osorio apresenta YANGÍ, a nova individual de Moisés Patrício. A exposição reúne um conjunto expressivo de obras em várias técnicas, como pinturas, desenho, fotografias, esculturas, assentamentos e despachos, e muitas delas são inéditas, criadas no período de residência artística de Patrício na galeria em Brasília. As visitas podem ser agendadas enviando uma mensagem para o Instagram (@galeriakarlaosorio) ou pelo WhatsApp (+55 61 3367 6303 #20). No dia da abertura, 23 de fevereiro, acontecerá uma live com o artista, que realizará uma visita mediada da exposição ao vivo. A transmissão será às 17h, via Instagram, no perfil da galeria.

Abaixo, você pode conferir parte do texto curatorial de Ana Beatriz Almeida:

“Em uma das narrativas yorubas, o surgimento de Èsú é fruto de uma das diversas tentativas de articulação da humanidade em toda sua potência. Ao tornar-se forte, Èsú – tal como o próprio ser humano – tornou-se também incontrolável, com uma fome insaciável. No intuito de contê-lo, aquele responsável por dar sentido ao destino (Orunmilá) o perseguiu por todos os nove céus, cortando-o em mil pedaços. Os pedaços de Èsú adquiriram autonomia, tornaram-se Yangis, lateritas vermelhas. O mesmo material utilizado por Iku (a morte) na produção dos seres humanos. Desde então, cada ser vivo tem seu próprio Yangi, sendo esta uma vertente primordial de Èsú, que conecta todos os seres vivos em todas as esferas de existência, a partir de um projeto de vida e morte.

Na atualidade, momento em que a humanidade depende das lições ensinadas por Iku para continuidade da vida na terra, a exposição ‘Yangi’ convida a possibilidades. Moisés Patricio propõe uma experiência ética e estética enquanto facilitador da relação entre Èsú e a sociedade. ‘Yangi’ é um conjunto conceitual de pinturas, esculturas, videoartes, despachos, entre outras possibilidades de dialogo entre o visível, o invisível, a sociedade e os ancestrais.

Moisés Patricio oferece uma oportunidade à arte e ao publico de reinventarem seu pacto com a vida”.

“Pai Joaquim”, escultura busto

 

YANGÍ, individual de Moisés Patrício
De 23 de fevereiro (a partir das 11h) a 15 de abril

Galeria Karla Osorio
SMBD cj. 31 lote 1B, Lago Sul, Brasília, DF, Brasil
Local: Galerias 1 e 2, Pavilhão I e galerias 4 e 5, Pavilhão II
Segunda à sexta, 09 às 18h30; sábado, 09 às 14h, sempre mediante agendamento
karla@karlaosorio.com
www.karlaosorio.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA