Randolpho Lamonier, "Sabotar e vencer", 2019. Coleção particular, cortesia do artista e Galeria Periscópio

Coletiva com artistas contemporâneos comemora o centenário do escritor e poeta João Cabral de Melo Neto

(Curitiba, PR)

O Museu Paranaense (MUPA) apresenta desde novembro de 2020 a coletiva “Educação pela Pedra”. Com curadoria de Moacir dos Anjos, a mostra tem como eixo temático o centenário de nascimento do escritor e poeta recifense João Cabral de Melo Neto e reúne trabalhos que, juntos, investigam os afetos canalizados pelos versos do poema que dá nome à exposição, escrito por João Cabral em 1966. Participam da mostra os artistas Oriana Duarte, Marcelo Moscheta, Jonathas de Andrade, Jimmie Durham, Cinthia Marcelle, Traplev, Agrippina Manhattan, Louise Botkay e Randolpho Lamonier, finalista do Prêmio PIPA 2020.

A nova montagem da exposição no MUPA contou com uma ampliação: fará parte da exposição a música If You Hold a Stone (MARINHEIRO SÓ), de Caetano Veloso, lançada em 1971 em homenagem a Lygia Clark e sua série de proposições que tinham em pedras um componente ativador central, incluindo a obra Pedra e ar. A exposição é uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), com sede em Recife (PE), estabelecendo uma conexão Norte-Sul do Brasil.

Considerando o contexto pandêmico, o MUPA está realizando diversas ativações virtuais da exposição por meio de suas redes sociais e site, até que seja possível abrir as visitações no espaço físico do museu, com a adoção de medidas de segurança para o público e corpo técnico.

“Educação pela Pedra”, coletiva com Marcelo Moscheta, Jonathas de AndradeCinthia Marcelle, Traplev, Agrippina Manhattan, Louise Botkay e Randolpho Lamonier
Curadoria de Moacir dos Anjos
Em cartaz até 01 de maio de 2021

Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco, Curitiba, PR



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA