Leandro Vieira é curador convidado em ciclo de atividades do MAM Rio

O MAM de Verão acontece durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021 e oferece programação gratuita para todos os públicos, incluindo oficinas, ateliês, performances, cursos, jornada de estudos, visitas mediadas, ciclo de leitura cinematográfica e o início das atividades da Cinemateca ao ar livre. As ações vão acontecer nos espaços do museu, nas áreas circundantes do Parque do Flamengo e também em ambiente digital.

O museu terá programação desenvolvida com o curador convidado Leandro Vieira – que, além de artista, é carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira – em parceria com expoentes da tradicional escola carioca. Esses eventos, protagonizados por mestres e artistas da Verde e Rosa, “trazem saberes ancestrais ao MAM Rio e marcam o reinício das atividades do Bloco Escola a partir de janeiro”, como explicado no release. O Carnaval, cancelado em decorrência da pandemia de Covid-19, é o disparador que inspira as atividades de “não-carnaval” do novo projeto.

“A ideia geral é ocupar o MAM com os saberes próprios do universo das escolas de samba através de um diálogo artístico plural com aqueles que são os detentores de um conhecimento específico, nem sempre valorizado com a grandeza que merece”, afirma Leandro.

A série de oficinas Saberes da Mangueira valoriza a divulgação de saberes coletivos próprios do universo musical carioca e das matrizes identitárias das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro. A partir de janeiro, uma série de encontros ministrados por integrantes da Estação Primeira de Mangueira dialogará com elementos básicos que giram em torno do Samba enquanto matriz de um processo histórico e cultural, e da dança como experiência ancestral. O ritmo e o corpo são as pautas centrais das experiências oferecidas nas oficinas no MAM Rio. Em fevereiro, o MAM de Verão vai apresentar a performance Fazer Carnaval no Não-Carnaval e o Ciclo de Performances da Mangueira, ambos curados por Vieira.

Para conferir a programação completa do MAM de Verão, clique aqui.

O MAM Rio afirma que todas as atividades serão rigorosamente organizadas de acordo com os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

MAM DE VERÃO
Janeiro, fevereiro e março de 2021

MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3883-5600
Instagram: @mam.rio
Horários de funcionamento: Quinta e sexta, das 13h às 18h; Sábado e domingo, das 10h às 18h
Ingressos: Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito.
Adultos: R$ 20
Idosos, crianças e estudantes: R$ 10
Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA