Confira conteúdos inéditos relacionados à mostra “Casa Carioca”

Casa Carioca, a próxima exposição de longa duração do Museu de Arte do Rio – MAR, irá reunir cerca de 800 obras em torno de temas relacionados à casa e ao habitar no Rio de Janeiro e no Brasil e fará parte da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021. A curadoria é de Marcelo Campos, curador chefe do MAR, e Joice Berth, arquiteta, urbanista e ativista do movimento feminista negro.

Até o momento, porém, a mostra está sem data de abertura após ter sido adiada em função da pandemia do novo coronavírus, mas já está acontecendo online. Iniciada em abril de 2020, a campanha #CasaCariocaMAR leva para os canais digitais do museu conteúdos inéditos relacionados à Casa Carioca. Um exemplo desses conteúdos é o curso ministrado pelo arquiteto e professor da FAU-UFRJ, William Bittar, disponível no canal de Youtube do museu. Dividido em seis vídeoaulas, a formação “História da Casa Carioca” evidencia os principais pontos e paradigmas da história da habitação no Rio de Janeiro e trata das relações subjetivas e sociais que a casa apresenta. As aulas também contam com a participação do curador da exposição, Marcelo Campos.

Estão confirmados trabalhos de Alan Fontes, Ana Hortides, Bruno Portella, Érica Magalhães, Concreto Rosa, Gilson Plano, Maria Fernanda Lucena, Mariana Paraizo, Mauricio Lima, max willà morais, Maxim Malhado, Millena Lizia, Mulambö, Rafael BQueer, Raquel Nava, Rodrigo Torres, Yhuri Cruz, Yuri Firmeza, entre outros nomes.

Abaixo, assista à vinheta da exposição:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA