Diversos artistas brasileiros participam da mostra online DECATEGORIZED Artists From Brazil, artistas que “desafiam e, em muitos casos, ultrapassam os limites das noções fundamentais do que a arte pode ser e, precisamente por esse motivo, escapam de qualquer possibilidade de categorização”.
Você pode ler um pouco sobre a ideia por trás da exposição por meio desse fragmento do texto curatorial de Francine Birbragher:
“A mostra Decategorized Artists From Brazil se apresenta como uma resposta à atitude hegemonizadora que impulsiona categorias predeterminadas a vincular uma produção artística concreta a movimentos ou tendências. Ao ‘decategorizar’, o objetivo é liberar a produção dos artistas selecionados e vê-la sob o prisma da individualidade. Conceitualmente, a exposição questiona e desafia categorizações. Em vez de criar um terreno comum baseado em um estilo ou territorialidade, apresenta artistas que se destacam por sua singularidade. Isso não significa que eles existam no vácuo. Ao contrário, cada um enriquece seu trabalho estabelecendo diálogos com antecessores e contemporâneos e reconhecendo que são influenciados por contextos que podem ou não compartilhar, como circunstâncias históricas, políticas, sociais ou culturais”.
A seleção inclui artistas de gerações diferentes que ilustram a ampla variedade de talento artístico no Brasil, e alguns deles são Sandra Cinto (1968), Laura Lima (1971), Vanderlei Lopes (1973), Túlio Pinto (1974), Paulo Nazareth (1977), André Komatsu (1978), Ana Mazzei (1979), Carla Chaim (1983), Daniel Jablonski (1985) e Vivian Caccuri (1986). Como explicado por Birbragher, “Cada um se destaca por criar uma produção artística individual que oferece novas contribuições. Da definição do conceito da obra à explicação das possibilidades de uso das mídias tradicionais e não tradicionais, à eliminação de fronteiras entre disciplinas como arte, arquitetura, música, dança, e cultura popular, cada um deles apresenta uma proposta única que liberta e enriquece por meio da criatividade”.
Para saber mais sobre a mostra coletiva, clique aqui.
Para uma visita online guiada, clique aqui.
Os textos e a visita guiada não estão disponíveis em português. As traduções feitas nesta postagem não são oficiais.

Sandra Cinto: Sem título (Marat), fotografia e bronze, coleção da artista, 60 x 180 x 20 cm, foto por Renato Parada, cortesia da artista e da Galeria Casa Triangulo
DECATEGORIZED Artists From Brazil
De 15 de novembro, 2020, até 27 de fevereiro, 2021
Curadoria por Francine Birbragher-Rozencwaig PhD e Celia Sredni de Birbragher