“Paridade”, 2018, fotografia e fotomontagem, primeira camada: “Hildenehomem Sousa”, de Gê Viana, segunda camada: “Little.Big.Man.Oglala.Sioux.”

Gê Viana e Renata Felinto são selecionadas para Coleção de Fotógrafos Brasileiros, na França

As artistas  Gê Viana e Renata Felinto foram selecionadas para entrar na Coleção de Fotógrafos Brasileiros da Biblioteca Nacional da França (Bibliothèque Nationale de France – BnF), formada por um grupo de fotógrafos contemporâneos brasileiros e pertencente ao Ministério da Cultura da França – coleção federal de fotografias (inalienável aeternum).

A curadoria da coleção está nas mãos de Héloïse Conésa (Curadora Chefe do Patrimônio, responsável pela coleção de Fotografia Contemporânea – Departamento de Impressões e Fotografia – BnF, França) e Ricardo Fernandes (Curador independente, Membro da Associação de Curadores de Museus de NY (AAMC), EUA).

Ricardo explica o conceito da coleção:

Na intenção de criar um relato através de imagens, o projeto inicia-se com a apresentação de uma seleção de obras que fazem referências à fotografia brasileira na transição dos períodos Modernista e Pós-Modernista para o período Contemporâneo, mostrando também a força dessas influências que tanto marcaram a História da fotografia no Brasil.

Imediatamente a partir desse acerto para com a história, a coleção busca apresentar então a fotografia contemporânea e suas forças através de imagens de novos artistas, propondo a identificação de suas características autorais e técnicas, entendendo a importante relação da fotografia contemporânea brasileira para com temas atuais e a porta aberta para um diálogo internacional contínuo no âmbito da criação fotográfica.

Com base nesse conceito, buscamos trazer para o âmago da coleção da BnF um grupo de fotógrafos e obras que expressam de forma pontual, porém não restritiva, a atualidade da criação fotográfica no Brasil.

São fotógrafos que, com curiosidade, liberdade de expressão e acesso às novas tecnologias, trabalham através do olhar, revelando finalmente as variadas facetas de um país com tão grande diversidade cultural como o Brasil.

História, movimentos migratórios e seus resultados no Brasil urbano, ecologia e natureza, miscigenação racial, influências sofridas no país através da globalização e todas as gamas do universo criativo gerado por uma nação em constante evolução.

Abaixo, você pode conferir todos os fotógrafos que fazem parte da coleção:

Aécio de Andrade / Alexandre Sequeira / Andrea Eichenberger / Anna Kahn / Bob Wolfenson / Carlos Freire / Carolina Arantes / Cassio Vasconcellos / Cris Bierrenbach / Cristiano Xavier / Dulce Araújo / Élle de Bernardini / Feco Hamburger / Felipe Fittipaldi / Gê Viana / Geraldo de Barros / Gisele Martins / Hugo Leal / João Castilho / Joaquim Paiva / José Diniz / Juan Esteves / Julio Bitencourt / Lita Cerqueira / Lucia Adverse / Lula Ricardi / Marcos Prado / Maristela Colucci / Miguel Rio Branco / Nair Benedicto / Pedro David / Regina Vater / Renata Felinto / Rogério Reis / Romy Pocztaruk / Sebastião Salgado / Valdir Zwetsch / Yan Boechat.

Renata Felinto: “Axé-Marias”, 2019



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA