Ana Avelar é uma das organizadoras de seminário virtual

Com o intuito de instaurar um processo de compartilhamento que contribua para a reflexão sobre possibilidades e potencialidades decorrentes da integração entre museus de arte (contemporânea/universitária), universidades e o pensamento curatorial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) recebe, de 10 a 13 de novembro, o webinário “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes”.

O seminário virtual, soma de forças e esforços do Grupo de Pesquisa Curadoria e Gestão em Museus de Arte e Centros Culturais Universitários (UNB), Laboratório de Imaginário Radical (UFPR) e do MAC-PR, conta com a participação de pesquisadores, curadores, gestores de museus e docentes de diversas partes do Brasil, América Latina e Portugal, divididos em quatro mesas que serão transmitidas ao vivo e gratuitamente no canal do YouTube do MAC. O projeto foi desenvolvido por Ana Avelar (Casa Niemeyer), Ana Rocha (diretora do MAC/PR) e Fabricia Jordão (UFPR).

Entre os questionamento do seminário, estão:

Considerando a democratização do acesso à cultura como uma dimensão radical da política, quais contribuições surgirão do desenvolvimento de práticas de gestão, pesquisa e curadoria que integrassem docentes, museus e a universidade? Como, desde essa junção, ampliar a interface comunicativa entre a universidade, o museu e as comunidades e somar esforços para envolver os públicos em um processo autônomo de conscientização crítica?

A mesa de hoje, chamada “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes situadas e em redes”, conta com Ana Avelar (UNB), Ana Rocha (MAC-PR) e Fabricia Jordão (Laboratório de Imaginário Radical//UFPR), e mediação de Ronaldo Corrêa (UFPR). Você pode assistir ao vivo, a partir das 17h, por meio deste link.

A mesa do dia 11/11, “Práticas situadas e em rede: onde começa e onde termina o museu?”, com Natalia de la Rosa (Museo Comunitário Sierra Hermosa MEX), Raphael Fonseca (MAC Niterói) e Stephanie Dahn Batista (UFPR), e mediação de Ana Rocha (MAC-PR), pode ser assistida no dia, às 17h, aqui.

A mesa do dia 12/11, “Práticas e agenciamentos curatoriais: apostas políticas (no) porvir”, com Raíza Cavalcanti (LabMuseo), Juliana Gontijo (UFSB), Sicília Calado (UFPB) e Cristiana Tejo (NowHere), e mediação de Fabrícia Jordão (UFPR), pode ser assistida no dia, às 17h, aqui.

A mesa do dia 13/11, “Universidade integra museu, museu habita universidade”, com Ana Magalhães (MAC-USP), Orlando Maneschy (UFPA) e Francisco Dalcol (MARGS), e mediação de Ana Avelar (UNB), pode ser assistida no dia, às 17h, aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA