Captura de tela do vídeo "Frente" (2016), de Ícaro Lira

Programa de Vídeo XII traz Ícaro Lira em dialógo com Andy Warhol

O Programa de Vídeo, concebido em parceria entre a curadora Mirtes Marins de Oliveira e a equipe da galeria Jaqueline Martins, tem como objetivo apresentar diferentes obras (ou seus fragmentos) em relação dialógica, sublinhando semelhanças que estimulem reflexões sobre a vida contemporânea. Na décima segunda edição, o programa apresenta Ícaro Lira (1986) com o filme Frente (2016) articulado aos screen tests realizados por Andy Warhol (1928-1987) entre 1964 e 1966.

Frente foi realizado durante a Residência Artística Cambridge, parte das atividades artísticas e culturais ocorridas na Ocupação Hotel Cambridge, situada no centro da cidade de São Paulo, entre 2016 e 2017. O edifício do antigo hotel Cambridge pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, foi desapropriado e ocupado em 22 de novembro de 2012 pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e pela Frente de Luta por Moradia (FLM), coletivo formado por representantes de movimentos sociais autônomos pela reforma urbana e combate por projetos habitacionais. A perspectiva de Frente é de engajamento social no processo de construção do espaço urbano a partir da ocupação e, ao convidar seus habitantes para um diálogo que questiona e redimensiona o significado de participação, diverge dessa mesma noção que no campo institucional é caracterizada por concepções hegemônicas e hierarquias classistas.

A série de screen tests de Warhol mostrou – em filmes preto e branco, sem sonorização e baixa velocidade dos quadros – cerca de 500 amigos e celebridades visitantes da famosa Factory, liderada pelo artista. Os testes são uma tradição no mundo do cinema e mesmo da televisão e têm como objetivo verificar a performance da imagem dos atores e atrizes na tela. No enfrentamento da câmera por parte de cada retratado – e, portanto, na própria perspectiva dos artistas propositores da colaboração – se localiza o diálogo entre Frente e os screen tests. Formalmente aproximados, histórica e geograficamente distantes, ambos posados, demonstram projetos simbólicos diferentes que apontam para as desigualdades sociais.

Para assistir ao vídeo de Ícaro Lira, clique aqui.

Para assistir ao vídeo de Warhol, clique aqui.

(O texto aqui reproduzido foi retirado do release divulgado pela Galeria Jaqueline Martins)



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA