Este ano, a ArtRio chega à sua décima edição, na qual apresenta dois modelos do evento: um presencial e o outro virtual. Como explicado pela plataforma da feira, entre os dias 14 e 18 de outubro haverá o modo presencial na Marina da Glória, em formato reduzido e diferenciado, e a feira virtual na plataforma ArtRio.com, de 14 a 25 de outubro.
Os cuidados que serão tomados quanto à pandemia incluem a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social, e, por conta disso, o número de visitantes será limitado e com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. Quanto à versão digital, a ArtRio explica: “está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para comunicação por vídeo, facilitando a visualização das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas programadas para todos os dia da feira”.
A presidente da ArtRio, Bruna Valansi, comenta sobre as mudanças, em declaração para o site do evento:
“Acreditamos que não podemos parar com todo o trabalho que desenvolvemos para a ArtRio – o importante é buscar alternativas e novos formatos. Temos um forte compromisso com toda a cadeia do mercado de arte. Ao mesmo tempo, entendemos que, neste momento, a segurança de todos está em primeiro lugar. Teremos, em 2020, uma edição da ArtRio adequada ao cenário atual, seguindo com seu padrão de excelência e trazendo novas experiências para todos. A edição digital vai possibilitar que esse ano a feira quebre barreiras e chegue a um público mais amplo, que pode estar em qualquer lugar do mundo”.
A feira conta com a participação de cerca de 40 galerias e de diversos artistas, entre eles Adriana Varejão, Leandra Espírito Santo, Gabriela Noujaim, Rodrigo Cass, Tiago Carneiro da Cunha, Gokula Stoffel, Erika Verzutti, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e Yuli Yamagata. Obras de acervo do programa de colecionismo “Amigo EAV” estarão à venda no estande da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Os trabalhos, a partir de R$ 1.800, “foram generosamente doados nos últimos anos por artistas comprometidos com a sustentabilidade e o futuro da tradicional escola carioca fundada por Rubens Gerchman”, como anunciado. A venda dos múltiplos, que têm tiragem limitada, será revertida para o programa público da instituição e cessão de bolsas de estudos a jovens artistas periféricos. Os artistas Antônio Dias, Brígida Baltar, Cristiano Lenhardt, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima, Lucia Laguna, Luiz Zerbini e Rafael Alonso compõem a seleção de nomes consagrados com obras à venda. Pode-se visitar o catálogo aqui.
Outras novidades deste ano sobre a feira são o MIRA, um programa de videoarte com curadoria de Victor Gorgulho na área externa da Marina, e a inauguração que ocorreu em setembro da Casa ArtRio, no bairro do Jardim Botânico. Este espaço é destinado à realização de palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais, e será um espaço permanente, com agenda ao longo de todo o ano.