Filmagem em Várzea Queimada, Piauí, Brasil, 2018

Assista ao novo filme de Jonathas de Andrade no Online Viewing Room do artista

De 15 a 29 de outubro, pode-se visitar o Online Viewing Room (OVR) de Jonathas de Andrade por meio do site da Galeria Vermelho. No ambiente virtual, a Sala Antonio apresenta “Jogos Dirigidos”, o novo filme do artista que se passa no árido sertão de Várzea Queimada, uma cidade isolada no Nordeste do Brasil, no Piauí. Esta possui, entre os novecentos habitantes, uma população singularmente grande de surdos. Como explicado no OVR, o filme assemelha-se a um vídeo educativo que envolve o público por meio de métodos de ensino, e mostra um grupo dessa comunidade que usa um sistema autodidata de sinais gestuais para encenar depoimentos e para brincar ao ar livre. O vídeo participativo, inspirado no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, mostra como os personagens na tela se comunicam através da expressiva fisicalidade e afirmam a riqueza da linguagem.

No Online Viewing Room, você também encontra imagens dos bastidores da filmagem, assim como da projeção de “Jogos dirigidos” para a equipe e atores em Várzea Queimada, e o seguinte trecho do texto “Jonathas de Andrade Giver Voice to the Dispossessed”, escrito por Lilia Moritz Schwarcz na FRIEZE Magazine em Setembro de 2019:

“O trabalho de De Andrade chama atenção para os ‘silêncios sociais’: os problemas estruturais que a maioria simplesmente prefere não abordar. Os trocadilhos difíceis de traduzir e as gírias de rua de seus títulos são mais uma evidência de como ele brinca com as ambiguidades sociais da linguagem para provocar suas contradições subjacentes. A ambiguidade pode gerar silêncio e, onde o silêncio prevalece, sempre há muito barulho social e político”.

Para visitar o OVR e assistir a “Jogos Dirigidos”, clique aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA