Veja o programa de cursos da Galeria Aymoré para este semestre

Neste segundo semestre, a Galeria Aymoré, na Villa Aymoré, oferece mais três cursos online. Veja abaixo a lista:

História(s) da arte — possibilidades de percurso além da fronteira

Com Aldones Nino
O curso aborda a produção artística dos países que fazem fronteira geográfica com o Brasil, objetivando o alargamento das vias de compreensão das história(s) da arte latino-americana. A partir de questões de ordem formal, filosófica e social, cada aula apresentará um pequeno panorama da história da arte dos países vizinhos, introduzindo discussões sobre a construção e as relações de diferentes identidades a partir de marcadores de classe, etnia, gênero e nacionalidade.

Sobre Aldones Nino
Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu, Bacharel em História da Arte pela UFRJ. Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV/RJ e doutorando em Historia y Arte pela Universidade de Granada em cotutela com a UFRJ.

Mais Informações: bit.ly/historiasdaarte

 

Som e palavra nas artes visuais

Com Guilherme Gutman
Este curso é composto de 4 aulas, de uma exposição virtual e de 3 filmes, sendo um deles, exatamente, uma “curadoria- filme” da exposição em questão. Estes três elementos: aulas, exposição e filmes articulam-se para a apresentação e aprofundamento de nosso tema principal. No tempo em que vivemos, é provável que boa parte das exposições em artes visuais prossigam sendo também concebidas como “virtuais”; este pensamento desaguou em uma investigação das possibilidades de criação de um filme de curador.

Sobre Guilherme Gutman
Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor do departamento de psicologia da PUC-Rio, crítico de arte e curador independente.

Mais Informações: https://bit.ly/somepalavra

Cinema e arte contemporânea

Com Caio Neves
A partir de debates, vídeos e trechos audiovisuais de diferentes cineastas/artistas, serão abordados diversos aspectos das possíveis interfaces entre o cinema e a arte contemporânea. Assim, veremos diversas maneiras formais e conceituais de se pensar e produzir imagens em movimento dentro do contexto da arte contemporânea.

Sobre Caio Neves
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da UFF (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. Coordena a área de cinema do Centro Cultural da UERJ, onde ministra cursos, organiza cineclubes e outras atividades ligadas ao audiovisual. Também atua como assis-tente de curadoria em exposições de arte, tendo trabalhado em exposições no RJ e em SP. Se interessa pelas interfaces entre cinema e arte contemporânea.

Mais Informações: https://bit.ly/cinemaearte



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA