EAV Parque Lage por Felipe Azevedo

Emergência e Resistência – Pedagogias Radicais: seminário público online da EAV Parque Lage

A partir de 16 de setembro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em parceria institucional com o Instituto Rubens Gerchman, apresenta o seminário público online “Emergência e Resistência – Pedagogias Radicais”. Este consiste em uma série de encontros remotos e gratuitos sobre pedagogias experimentais no ensino das artes, contemplando o contexto da América Latina, do Brasil e do Rio de Janeiro.

Os webinários serão transmitidos através da plataforma Zoom e do canal de YouTube da EAV. Durante os encontros, artistas, curadores e críticos de arte vão discutir as razões pelas quais o Sul Global é a região que concentra espaços ainda vistos como periféricos e com baixa visibilidade por parte do Norte e suas esferas dominantes.  O ciclo de debates pretende investigar experiências e exemplos pedagógicos radicais conectados a instituições, artistas e professores.

O tema do primeiro encontro é as pedagogias nas artes, dentro do campo das experiências latinas. Ele será realizado no dia 16 de setembro, das 15h às 17h, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da EAV. A mesa será composta pelos curadores Marcelo Campos e Inés Katzenstein, e pelo artista chileno Felipe Mujica. Também participam a pesquisadora Raquel Barreto, a curadora mexicana Paola Santoscoy e o crítico e curador argentino Santiago Navarro, que terão como função provocar o debate, disparando questões para este primeiro ciclo.

Os encontros seguintes buscam aprofundamentos sobre as experiências brasileiras (14 de outubro), cariocas (4 de novembro) e as escolas enquanto projetos de artistas (25 de novembro), sempre das 15h às 17h, com convidados de referência em suas áreas de atuação.

O seminário antecipa o lançamento do livro “Espaço de Emergência, Espaço de Resistência – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1975-1979), uma experiência radical e coletiva idealizada e dirigida por Rubens Gerchman”, previsto para o dia 12 de dezembro, no palacete do Parque Lage. A publicação aborda o projeto pedagógico-artístico de Rubens Gerchman (1942-2008), fundador e gestor da EAV Parque Lage, nos anos 1970.

Abaixo, uma citação dele sobre a Escola:

“Nossa linha de trabalho eu chamaria de Espaço de Emergência, Espaço de Resistência, ou seja: a Escola de Artes Visuais permitiu a partir do ano de 1976, o surgimento de toda uma produção marginalizada pelo sistema acadêmico cultural vigente que, como sabemos, predomina em quase todos os estabelecimentos de ensino e divulgação de cultura no Brasil”.

 

Seminário: “Emergência e Resistência – Pedagogias Radicais”
Abertura: 16 de setembro de 2020, às 15h
Encerramento: 12 de dezembro de 2020
Link do seminário: Clique aqui
Lançamento do livro “Espaço de Emergência, Espaço de Resistência”: 12 de dezembro de 2020 (horário a confirmar)



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA