Visite “Gema”: a exposição online de Rodrigo Bivar

De 5 de agosto a primeiro de setembro, você pode visitar a mostra online Gema, de Rodrigo Bivar, que reúne uma seleção de novas obras produzidas entre 2019 e 2020. No conjunto, o artista explora, de modo empírico, a relação entre a cor e o desenho e, sem pensar em um projeto ou ideia prévia para seus trabalhos, estabelece um jogo combinatório entre aplicação, sobreposição e encobrimento da cor, como explicado pela Galeria Athena.  

Como escrito na página de Gema,

A mesma atitude parecem pedir as pinturas do Rodrigo Bivar: ver sem dar sentido; soltar a mão do pensamento e fazer dos olhos duas esponjas. Ver a cor sem nomeá-la. Ver a forma sem defini-la. Perceber a diferença e incorporá-la.

Sobre seu próprio trabalho, Bivar explica:

Os trabalhos presentes na exposição Gema são um desenvolvimento de uma pintura que eu já vinha fazendo: com formas orgânicas, que vez ou outra remetem à formas de algo reconhecível da natureza.

O processo desses trabalhos começou há quatro anos atrás, após um período de produção focada em pintura abstrata – uma pintura que nascia no próprio fazer artístico, e não tinha nenhuma relação com formas reconhecíveis da natureza, a não ser pela cor.

Na página da mostra, há, também, um vídeo do artista no estúdio, no qual ele fala sobre sua produção e sua trajetória artística, e explica que o título da exposição significa algo que é fundamental.

Você pode visitar o ambiente online de Gema aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA