Veja a prévia online da instalação de Thiago Honório para o MAM SP

Até o dia 20 de setembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta na sua página do Google Arts & Culture uma prévia virtual da instalação roçabarroca (2018/2020), do artista mineiro Thiago Honório. O site specific é parte do Projeto Parede – espaço entre o saguão de entrada do MAM e a Sala Milú Villela. A prévia online é uma das diversas iniciativas online do Museu que, desde o início da pandemia promove eventos e cursos online em seus canais digitais.

Nesta narrativa online, as referências e os bastidores da obra são revelados com algumas imagens inéditas do processo de montagem, desenhos de estudos do artista e fotomontagem que inspirou o trabalho. A prévia é um convite ao imaginário do público, um preâmbulo da experiência de roçabarroca, que poderá ser visitada presencialmente quando o museu reabrir em breve.

Em roçabarroca, o artista veste as paredes do corredor do prédio reformado por Lina Bo Bardi com taipa de mão e pau a pique, entrelaçando ripas e toras de madeiras com galhos recolhidos no Parque Ibirapuera e vigas de bambu amarrados por sisal ou cipó, deixando as paredes em “carne viva”. O título da obra é inspirado no livro Roça barroca, da poeta Josely Vianna Baptista, que traduz o mito poético da criação do mundo da tribo indígena Mbyá-Guarani do Guairá a partir de cantos sagrados. Ao unir as duas palavras, a grafia explicita elementos presentes na instalação, como roça, oca, barro e barroca.

Veja a prévia aqui e, abaixo, o projeto da instalação:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA