Conheça o vencedor do PIPA Online 2020!

Após 16 dias de votação – considerando primeiro e segundo turnos – do PIPA Online 2020, foram contabilizados um total de 33.038 votos, distribuídos entre os 56 participantes da categoria. No segundo turno, concorreram 20 artistas. Nesta edição, houve um recorde de votos totais e de participantes na segunda fase do PIPA Online.

Ontem, ao fim do 2º turno, Isael Maxakali conquistou o primeiro lugar com 4.191 votos, sendo, assim, o vencedor do PIPA Online 2020. O artista será premiado com uma doação de R$ 15 mil e deverá doar uma obra para o Instituto PIPA, a ser definida em comum acordo entre o artista e a coordenação.

Vídeo de agradecimento feito pelo Isael Maxakali:

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Isael Maxakali (@isaelmaxakali) on

CONHEÇA O VENCEDOR DO PIPA ONLINE 2020

 

“Meu nome é Isael Maxakali. Nasci na aldeia de Água Boa, município de Santa Helena de Minas (MG). Quando eu era pequeno eu caçava muito com bodoque e flecha. Minha mãe plantava roça e eu ajudava. A gente plantava milho, mandioca, abóbora e feijão, tirava a nossa parte e vendia o restante para os brancos na cidade de Santa Helena. Os brancos compravam barato da gente e depois vendiam mais caro para os seus parentes, mas eles compravam mesmo assim. A cidade de Santa Helena era longe da aldeia, mas os Tikmū’ūn levavam sementes e batata para vender e, com o dinheiro, compravam arroz, carne, café, pão e voltavam à pé para suas aldeias.

Já fui a Belo Horizonte algumas vezes. Numa delas, conheci o parente Divino Xavante, que me ensinou a filmar um pouquinho numa oficina em BH. (…) Nos meus filmes, eu quero mostrar a nossa cultura diferente para os brancos saberem que nós existimos e que os nossos parentes existem também. Quero mostrar a nossa cultura bela e verdadeira para os brancos nos verem no DVD e saberem que nós existimos”. – Isael.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA