Visite as obras de Alex Cerveny no Online Viewing Room do artista

Até 31 de julho, estará disponível um Online Viewing Room (OVR) com as obras de Alex Cerveny. A mostra, organizada pela galeria Casa Triângulo, reúne diversas obras do artista, com a possibilidade do visitante explorar também detalhes das pinturas maiores por meio de imagens amplificadas. Sobre os trabalhos escolhidos, a galeria informa que destacou aqueles que, produzidos em diferentes épocas, contemplam a diversidade de técnicas e referências que marcam a trajetória do artista, e que reunidos apresentam narrativas que comentam, de maneira singular, a complexidade e a sublimidade do mundo contemporâneo.

Além das obras, o OVR conta com um vídeo do artista em seu ateliê em que ele fala sobre o processo criativo e sobre aspectos dos seus quadros, como a presença e a importância da caligrafia e a temática dos sonhos. Também estão na página frases sobre a produção de Cerveny vindas do próprio artista, de Renato Rezende, de Rodrigo Petronio e de Giancarlo Hannud, e uma biografia que explica que Alex se inspira “em imagens do cotidiano e em personagens extraídos da literatura e também do universo da cultura de massa. Sua obra é repleta de referências pessoais, como a sua vivência de artista circense, presente nas inúmeras figuras retorcidas e elásticas constantes em seus desenhos”.

Uma das falas do artista, reproduzida no OVR e que contribui para entender sua produção, é:

“Eu me sinto mais um escritor que escreve imagens, me sinto mais um cronista que um artista. A tradição que me agrada na arte é essa de contar histórias, como retábulos, como os muros assírios que contam histórias de batalhas…”.

Para acessar o Online Viewing Room, clique aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA