Chamada para o novo cargo de Diretoria Artística do MAM-Rio é prorrogada

No dia 3 de maio, em seu aniversário de 72 anos, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro abriu uma chamada internacional sul-americana para o novo cargo de Diretoria Artística da instituição. Tal decisão faz parte das ações de reposicionamento do museu, que está sob nova gestão desde janeiro, liderada por Fabio Szwarcwald. Nesta semana, o museu decidiu prorrogar até 7 de junho o prazo de inscrições de anteprojetos na chamada aberta internacional sul-americana para a Direção.

Como escrito pela própria comunicação do museu, “É parte da transformação do MAM Rio atrair profissionais que, com suas experiências e conhecimentos, contribuam para a construção de novas formas de atuação. O objetivo é promover o trânsito entre as diversas expressões artísticas, eliminando fronteiras e gerando integração entre gêneros e programas poéticos”. Para o cargo, procura-se profissional de nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que tenha visto de residência e trabalho no Brasil ou cidadania de um dos países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai), e o contrato de trabalho será pelo prazo mínimo de dois anos, com possibilidade de renovação.

Quanto às responsabilidades da Direção Artística, estas envolvem a Curadoria de Artes Visuais, a gestão das coleções, além das áreas que abrangem desde as exposições até iniciativas e eventos dos departamentos de cinema, documentação e educação; além da parceria com a Residência Artística Internacional Capacete, que terá suas atividades, agenda e processos de pesquisa integrados ao MAM Rio. A seleção terá duas etapas de avaliação por dois comitês distintos, e os nomes dos integrantes serão divulgados junto com o resultado ao final do processo.

O detalhamento de todo o processo está disponível no website do museu.

 


Tagged: ,


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA