Conheça páginas e vídeo-entrevistas de artistas indicados pela primeira vez ao Prêmio PIPA

As páginas dos artistas indicados ao Prêmio PIPA são gradualmente alimentadas com conteúdo referente aos seus trabalhos. Cada participante tem uma página, na qual há informações sobre sua trajetória, além de imagens, textos e/ou vídeos sobre suas obras. Essas páginas servem como um catálogo da arte contemporânea brasileira e pode ser atualizada pelo artista a qualquer momento.

Neste post, apresentamos páginas de alguns dos 67 nomes do PIPA 2020. Os artistas abaixo participam pela primeira vez:

Elias Maroso

Natural de Sarandi, Rio Grande do Sul. Doutorando em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. Com formação em Artes Visuais – bacharelado em Desenho e Plásticas (UFSM), Estéticas Contemporâneas (Universidad de la República – Montevidéu, Uruguai), Design de Superfície – Especialização (PGDS/UFSM) e Mestrado em Arte e Tecnologia, Poéticas Visuais (PPGART/UFSM). Desenvolve pesquisa individual em artes visuais voltada ao objeto, intervenção urbana e eletrônica aplicada.

Ton Bezerra

Sou Ton Bezerra, artista visual nativo da colônia de pescadores do povoado de Outeiro, localizado no município de Cedral, interior do Maranhão. Na minha infância, estabeleci o primeiro contato com a arte através do meu pai, Nadilson Silva, pescador e construtor de pequenas embarcações pesqueiras. O método artesanal de construção naval, calafetação e pintura das embarcações despertou em mim um olhar diferenciado e o interesse pelas coisas à minha volta.

Wellington Gadelha

Artista-Favelado multidisciplinar, tem interesse pelas relações no campo contemporâneo a partir da composição com materialidades, improvisação e construção de visualidades. Com foco em artes visuais, dança, vídeo-dança e processos imersivos em arte-tecnologia e arte sonora, a partir do conceito Corpo Roleta Russa, experimenta o corpo em dialogo com outras materialidades enquanto | discurso/arma – bala/projétil | que dispara | diálogo/confronto – poética/favelada | buscando trazer elementos para pensar os territórios subjetivos de segregação étnico-racial-espacial, bem como a presença preta-favelada e os seus modos de pensar/fazer arte contemporânea. Premiado no Rumos Itaú Cultural (2017-2018) e Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores (2017). Teve propostas compartilhadas no 69ª Edição do Salão de Abril, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MACCE), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Mostra Sesc de Cinema. Integrou o Movimiento Sur (Chile), Linha de Fuga (Portugal) e Atos de Fala (AdF.19) na Suíça e Rio de Janeiro.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA