Anna Costa e Silva realiza trabalho interativo online

“Minha prática artística se dá a partir de práticas de encontro e intimidade entre pessoas, o que torna esse período um grande desafio. Com o desejo de continuar explorando afetos e proximidade, mesmo à distância, estou desenvolvendo o projeto “Para alguém que está me ouvindo”, de forma coletiva, com as performers-criadoras Ana Abbott, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Félix, com quem venho colaborando desde 2016. “Para alguém que está me ouvindo” é um dispositivo de correspondências virtuais (videocartas) que tem o confinamento como ponto de partida para uma experiência de trocas e afetos entre pessoas que não se conhecem. Esse trabalho pretende operar como uma versão contemporânea de “mensagens na garrafa”, nas quais uma pessoa descreve suas sensações e experiências para um ouvinte desconhecido, e o acaso decide em quem chegará esse recado”. – Anna Costa e Silva

Na última semana, cada uma das 5 performers-criadoras do projeto gravou uma carta a uma pessoa desconhecida, falando de suas sensações e atravessamentos durante o confinamento e convidando, ao final do vídeo, que essa pessoa respondesse com suas percepções. Um vídeo-gif (abaixo) será espalhado nas redes sociais para que xs espectadorxs que desejarem receber uma carta se inscrevam. Cada uma das 5 cartas terá um título-convite, e o espectador escolherá, entre os títulos, qual mensagem deseja receber, sem saber qual performer ou narrativa estará escolhendo.

As mensagens serão enviadas diretamente a cada pessoa via whatsapp ou email, com o contato direto da performer. A partir daí, começará uma troca de videocartas entre performer e espectador, que poderá seguir até o fim do período do confinamento, ou até quando essa relação fizer sentido. As cartas relatam experiências diversas: memórias, sensações físicas, perguntas e um certo surrealismo do cotidiano, como a visita de “um astronauta” para fazer um exame de sangue em casa.

“Esse projeto pretende abrir brechas para um contato íntimo e inusitado entre pessoas que não se conhecem, inventando um espaço suspenso de relação, que acontecerá conforme o desejo das partes envolvidas. Esgarçando as relações entre arte e vida, realidade e ficção, performer e espectadorx, pretendemos criar uma experiência de proximidade e contato, em contraponto com a solidão imposta.”

O projeto foi proposto para o PIPA em casa e faz parte da mostra virtual.

Ficha técnica
Direção e criação: Anna Costa e Silva
Criação, texto e performance: Ana Abbott, Anna Costa e Silva, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Félix
Produção: Gabriel Bortolini
Link para a video-chamada:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA