Veja as obras de Aleta Valente adquiridas pelo Instituto PIPA

Como uma das iniciativas para promover o desenvolvimento de práticas artísticas e apoiar a produção de novas obras, o Instituto PIPA, desde 2016, adquire obras de artistas participantes do Prêmio. Entre eles, Luiza Baldan, Arjan Martins, Luiz D’Orey, Bárbara Wagner, Sofia Borges, entre outros nomes fazem parte do nosso acervo. Este ano, selecionados pelo nosso curador Luiz Camillo Osorio, oito trabalhos da artista carioca Aleta Valente foram adquiridos pelo Instituto. Além das aquisições e comissionamentos feitos há quatro anos, também há em nosso acervo obras que foram doadas através do Prêmio desde 2010.

Aleta Valente é representada pela galeria A Gentil Carioca e foi indicada ao PIPA em 2017 e 2019. A artista nasceu em Bangu e ficou conhecida pela página de memes que administra no Instagram, Ex-miss Febem. Na plataforma, em que ela atua desde 2015, a artista publica fotos de autorrepresentação, em que critica o “apartheid” do subúrbio do Rio com as partes nobres da cidade, a objetificação do corpo feminino, além de outras pautas sociais. As imagens eram produzidas pelo celular, o único equipamento que a artista tinha acesso quando iniciou o trabalho.

Veja as obras de Aleta abaixo ou no site do Instituto PIPA e ouça a entrevista com a artista no nosso podcast Artifício.


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA