Vânia Mignone participa de coletiva de mulheres “Proximidades Desiguais”

(Campinas, SP)

Vânia Mignone participa de “Proximidades Desiguais”, exposição coletiva no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo, Campinas, que reúne obras de diferentes artistas mulheres com o objetivo de traçar um panorama da atual produção artística brasileira. Os trabalhos produzidos são de técnicas e dimensões variadas, e a curadoria ficou nas mãos do artista plástico e professor da Unicamp Sergio Niculitcheff.

As artistas que participam da mostra, além de Vânia Mignone, que traz um quadro em técnica mista sobre papel, são Ana Calzavara; Fernanda Pupo; Júlia Stradiotto; Julia Goeldi; Lilian Walker; Luise Weiss; Lygia Eluf; Maria Bonomi; Natalia Gregorini; Paula Almozara; Paula Chimanovich; Rochelle Costi; Sylvia Furegatti e Renina Katz. A idade é um dos fatores de diferença entre elas, pois a mostra conta com desde artistas de menos de 30 anos até artistas na casa dos 80. Entre os formatos das obras apresentadas estão óleo sobre tela, aquarela, gravura digital, fotografia, xilogravura, litografia, carvão sobre papel, entre outros. Segundo informado pelo guia cultural da Unicamp, a arquiteta Teresa Mas, gestora do Pavão em sociedade com o também arquiteto Mário Braga, comentou que desde a inauguração do espaço, em março de 2019, havia o planejamento de uma exposição dedicada com exclusividade à produção artística feminina.

O título da mostra diz respeito exatamente a essas diferenças perceptíveis entre as participantes, como explicado pelo curador para o guia cultural da Unicamp: “Além do fato de serem mulheres, todas demonstram qualidades intrínsecas, contrapondo jovialidade e experimentação com maturidade e sabedoria formal. Cada uma delas, a sua própria maneira, apresenta em sua produção qualidades explícitas, respondendo a questões poéticas da atualidade. O individual refletindo o universal e reverberando no coletivo, proporcionando obras sensíveis, contundentes, instigantes e inovadoras”. 

“Proximidades Desiguais”, coletiva com Vânia Mignone
De 05 de março a 02 de maio de 2020

Instituto Pavão Cultural
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Quarta a Sábado, de 14h às 20h
Telefone: (19) 3397-0040



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA