Série de postagens para a quarentena: Cadu e sua experiência de isolamento social

Na postagem de hoje da nossa série de posts para a quarentena, convidamos vocês a assistirem novamente o vídeo exclusivo produzido pela Matrioska Filmes com Cadu, o vencedor do Prêmio PIPA 2013, em que ele fala sobre a experiência que teve de morar sozinho durante 9 meses, entre 2012 e 2013, em uma cabana que construíu na serra fluminense. Na Exposição dos Finalistas 2013, no MAM-Rio, o artista apresentou um modelo arquitetônico com as dimensões exatas da cabana. O vídeo foi feito após sua vitória, e nele Cadu revisita o lugar.

Logo no início do vídeo, ele compartilha:

“Assim como eu acho que arte é um suporte para maratonistas, não para corredores de 100 metros, atletas de fundo, aquele projeto não ia ser diferente, eu precisava estar lá muito tempo até me afinar com o silêncio, até me afinar no ambiente”.

Quanto à sua relação com a cabana, o artista comenta:

“Isso aqui é uma extensão de mim”, e “Sei que (…) para haver construção, tem que haver destruição (…) Vai haver perda, esse lugar tende a se transformar, a ir embora, mas a febre que ele provoca em mim não”.

Nesse momento de quarentena, de isolamento social, é interessante repensar a obra de Cadu por meio do vídeo, que você pode assistir aqui:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA