(São Paulo, SP)
A mostra “Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu” faz um panorama dos 30 anos da carreira da artista com desenhos, pinturas, objetos, fotografias, documentos e vídeos, além do processo criativo de Sandra Cinto e de trabalhos de outros artistas que a influenciaram. As obras, com curadoria de Paulo Herkenhoff, estão distribuídas em três andares.
Cinto conta que seus desenhos traçam uma coreografia no espaço e “exploram o íntimo, a beleza, o sublime, o encantamento e, assim, a curiosidade. Arte que é para abrir – e não para fechar”, como descrito no release. Os trabalhos da artista são autobiográficos e, para ela, o processo de ensino, o de aprendizagem e sua carreira artística estão conectados. Um dos andares da exposição é dedicado a dar espaço a obras e conceitos de outros artistas que foram referências para o processo de criação de Sandra, o que reflete o modo como ela menciona e compartilha o que conhece.
A exposição oferece visitas educativas que são realizadas de terça a domingo, de acordo com a demanda do público, com duração média de 60 minutos, e estão disponíveis em português, inglês, espanhol e Libras (nos dias 21 e 22 de março, das 11h às 18h). A “Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu” faz parte de uma série de mostras individuais que estão sendo organizadas pelo Itaú Cultural com o objetivo de aproximar o público das produções artísticas brasileiras. Segundo o próprio site da instituição, em 2020 o espaço dedicará a programação de exposições “à obra e ao vigor criativo de artistas mulheres, cujos trabalhos são essenciais para a formação cultural do país”.
“Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu”, individual de Sandra Cinto
De 11 de março a 03 de maio de 2020
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo, SP, 01311 000
Terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Telefone: 11 2168 1777