“A Dama do mar não sente ciúmes”, nova individual de Danielle Fonseca em Belém

(Belém, Pará)

A Casa das Artes, em Belém, recebe a nova individual de Danielle Fonseca, “A Dama do mar não sente ciúmes”. A exposição faz parte do Prêmio de Produção e Difusão Artística de 2019 da Fundação Cultural do Pará, e fica em cartaz de 05 de fevereiro a 27 de março de 2020.

O nome da mostra se baseia em um texto homônimo escrito pela artista em 2016, baseado em um texto do dramaturgo Henrik Ibsen. O “A Dama do mar não sente ciúmes” passou de uma linguagem escrita para ser representado, na mostra, por meio de esculturas, fotografias e de uma instalação sonora, que inclui uma leitura na voz da cantora e atriz paulista Cida Moreira. Sobre isto, Danielle comenta: “A voz de Cida Moreira veio como uma luva, um brinde a este texto, ela fez uma leitura brilhante, como tudo que faz. O canto mágico da sereia”, e a artista ainda explicou um pouco sobre a proposta: “Neste trabalho falo um pouco de memórias, minha relação com a água, o mar e o teatro”. Além da relação que têm com a artista, as obras apresentadas na mostra também buscam “trazer um pouco de poesia e delicadeza ao visitante, expectador”, como explicado no release. Na mostra, há uma obra em homenagem ao artista John Baldesari, que é considerado uma referência para a arte contemporânea mundial.

Danielle se cercou de mulheres que são suas referências, tendo convidado a artista visual Keyla Sobral para escrever o texto crítico da exposição, e a escritora Ivana Arruda Leite para revisar o texto “A dama do mar não sente ciúmes”. A artista comentou: “venho de uma família onde as mulheres são maioria e mais que isso, são as fortalezas nas quais me inspiro também”. A artista está em cartaz com outras exposições pelo Brasil, como a “VAIVÉM”, no Centro Cultural Banco do Brasil”, e a Exposição NAZANZA, na Galeria Aymoré, ambas no Rio de Janeiro, e a “Triangular: arte deste século”, na Casa Niemeyer, em Brasília.

Para ouvir a leitura de Cida Moreira, presente na mostra, use o player abaixo:

“A Dama do mar não sente ciúmes”, individual de Danielle Fonseca
De 05 de fevereiro a 27 de março de 2020

Casa das Artes
R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré, Belém – PA, 66035-140
De segunda a sexta, das 9h às 17h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA