Texto curatorial de Elena Lespes Muñoz sobre “Leçons de la pierre”, individual de Ícaro Lira

(Paris, França)

Ícaro Lira apresenta sua nova individual na Galeria Salle Principale, que recebe o trabalho do artista pela primeira vez. A mostra “Leçons de la pierre” (Lições da pedra) pode ser visitada até primeiro de fevereiro e conta com texto curatorial de Elena Lespes Muñoz (tradução de Marta Lança). A exposição, segundo a curadora, foca na “questão do deslocamento, controle e isolamento social”.

Em seu texto, Elena Lespes Muñoz discorre sobre a prática do artista e sobre como Ícaro está em constante movimento, indo e voltando de cidades como Londres, São Paulo e Paris, e também do nordeste brasileiro, onde ele nasceu, em Fortaleza. Assim, no trabalho desenvolvido, ele “está interessado nas transfigurações – políticas, econômicas, sociais, mas também íntimas – que as circulações engendram”, como sinaliza Muñoz. Dessas viagens, Ícaro reúne objetos, entre eles pedras, quadros, documentos, entrevistas em áudio e anotações, e os exibe de modo a criar uma narrativa e a usar tais fragmentos de forma não apenas documental, mas também plástica.

Você pode ler o texto de Elena clicando aqui.

“Leçons de la pierre”, individual de Ícaro Lira
De 29 de novembro de 2019 a primeiro de fevereiro de 2020

Galeria Salle Principale
28, rue de Thionville, 75019, Paris
Quarta a sexta, 14h às 19h; sábados, 11h às 19h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA