Galeria LURIXS recebe duas exposições simultâneas: individual de Raul Mourão e a coletiva “O vermelho e o preto”

A Galeria LURIXS sedia, no mesmo período, duas exposições: “Sobre o Pênalti e outras jogadas”, de Raul Mourão, e “O vermelho e o preto”, coletiva que reúne 16 artistas, entre eles o próprio Raul Mourão, Daniel Lannes, Lenora de Barros e Rodrigo Andrade. Ambas mostras estão em cartaz desde dezembro de 2019, e podem ser visitadas até 14 de fevereiro de 2020.

Raul Mourão, que integra as duas exposições, apresenta sua oitava individual no andar térreo da Galeria LURIXS, a “Sobre o Pênalti e outras jogadas”, a primeira dele composta exclusivamente por obras concebidas a partir do tema futebol, sobre o qual o artista reflete há 25 anos. Estão reunidos 13 trabalhos que foram desenvolvidos entre 1999 e 2019: esculturas, pinturas e desenhos em que as linhas brancas presentes no campo de futebol são colocadas fora de seu contexto habitual, exploradas e modificadas. As formas reconhecidas em campo, ao serem colocadas nas paredes de uma galeria de arte passam a ter novos significados, pois não é mais sua função, mas sim sua estética que fica em evidência, e esta lembra a de obras minimalistas. Em entrevista para o site Artsoul, Mourão comentou: “Em 1993, produzi a primeira escultura representando o futebol e, desde então, o tema se repetiu em diferentes momentos e suportes. No início, era o desenho do campo, depois os cartões de advertência e expulsão. São imagens que estão profundamente impregnadas na visualidade e na emoção de enorme parte da população brasileira e mundial”.

Já a “O vermelho e o preto”, exposição coletiva, acontece no segundo andar da galeria e apresenta uma seleção de obras que exploram a relação e a interação das cores vermelho e preto. Entre os 16 artistas participantes, estão aqueles representados pela galeria, e também nomes já consagrados, como Tomie Ohtake e Hélio Oiticica. Sobre a escolha das cores trabalhadas, o portal ArtSoul publicou: “A seleção apresentada emerge da necessidade de explicitar uma frequente combinação de cores, cuja marca é o forte contraste entre a saturação alarmante do vermelho, que reafirma o plano, e a tranquila profundidade do preto, que distancia nosso olhar para uma noite infinita. Assim, o espectador encontrará, através dos mais diversos temas e suportes, um conjunto de obras dinâmico, vibrante e potente, que estabelece um território pleno para experienciar a cor como forma visual pura”. Fotografias e objetos estão entre os formatos escolhidos para os trabalhos.

“Sobre o Pênalti e outras jogadas”, individual de Raul Mourão, e a coletiva “O vermelho e o preto”
De 17 de dezembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020

Galeria LURIXS: Arte Contemporânea
Rua Dias Ferreira, 214 – Leblon Rio de Janeiro, Brasil – 22431-010
De segunda a sexta, 11h às 19h; sábados sob agendamento
Entrada franca



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA