(Rio de Janeiro, RJ)
A Carpintaria recebe, de 23 de janeiro a 21 de fevereiro, a exposição coletiva “Cities in Dust”. A mostra conta com 15 artistas representados pela Fortes D’Aloia & Gabriel, entre eles Bárbara Wagner, Rodrigo Matheus e Luiz Zerbini, com obras do acervo que compartilham um foco especial em morfologia do urbano e seus fenômenos contemporâneos. Entre os formatos estão fotos, pinturas e esculturas.
O título da exposição vem da música de mesmo nome, lançada em 1985, da banda Britânica “Siouxsie and the Banshees”. De acordo com o release da exposição, enquanto a canção descreve a destruição da cidade de Pompéia por um fenômeno natural em 79 A.C, a erupção do vulcão do monte Vesúvio, a nossa era é marcada pela presença humana como o principal fomentador de desastres, período que é denominado por estudiosos como Eduardo Viveiros de Castro como Antropoceno.
A obra “Tríptico”, de Luiz Zerbini, é composta por grids inspiradas pelas janelas do Edifício Copan, um dos mais importantes de São Paulo, que nos lembra de tempos em que o projeto modernista de Oscar Niemeyer representava a utopia de um futuro otimista que nunca se tornou realidade (release). O antropólogo francês Lévi-Strauss resumiu essa rápida decadência em uma frase famosa que foi incorporada por Caetano Veloso em sua música “Fora da Ordem”, e posteriormente apropriada pelo artista britânico Cerith Wyn Evans: “Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína”. Já “Forma”, de Rodrigo Matheus, usa a literalidade como ferramenta para explicitar os vícios de comunicação do mobiliário das cidades. Quanto a Bárbara Wagner, ela documentou a produção de clipes de Funk Ostentação em São Paulo em sua série “Mestres de Cerimônia”, embaçando as linhas da fantasia e da realidade: “seria essa uma metáfora de nossos tempos?” – é a pergunta com que se encerra o texto sobre a exposição.
“Cities in Dust”, coletiva com 15 artistas, incluindo Bárbara Wagner, Rodrigo Matheus e Luiz Zerbini
De 23 de janeiro a 21 de fevereiro
Carpintaria
Rua Jardim Botânico 971, 22470-051, Rio de Janeiro, Brasil
De segunda a quinta, das 10 às 19h; Sextas, de 10 às 18h
Telefone: +55 21 3875 5554