“Túlio Pinto – Momentum”, a exposição mais importante do ano no MARGS e a maior já feita por Túlio

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) apresenta a exposição “Túlio Pinto – Momentum”. O artista, indicado ao Prêmio PIPA 2017, traz esculturas, objetos e instalações de grandes porte e dimensões, e ocupa o espaço mais amplo e nobre do museu: as três galerias das Pinacotecas. “Momentum” é a exposição mais importante do ano no MARGS e a maior já feita por Túlio, e ela fica em cartaz de 14 de dezembro de 2019 até 22 de março de 2020. A curadoria é de Francisco Dalcol, diretor-curador do Museu e membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA em 2017 e 2018.

“Túlio Pinto – Momentum” apresenta trabalhos realizados nesta década, incluindo alguns inéditos. Túlio usa materiais como metal, pedra e vidro em suas produções, os quais, como explicado no release da mostra, “são mobilizados e articulados pelo artista em arranjos, mecanismos, composições e sistemas matérico-objetuais que lidam com pesos, forças, equilíbrios, tensões e os seus limites. São pedras, vigas de aço, lâminas e bolhas de vidro, cubos e estruturas de metal; os quais se sustentam e se acoplam por cabos, roldanas, barras, vigas, pedras pendulares e porções de areia, entre outros. Desse procedimento, resultam esculturas, objetos e instalações que exploram as potencialidades físicas e visuais dos materiais e das formas que assumem”.

Para receber a exposição, que foi pensada especialmente para o espaço que ocupa no museu, as Pinacotecas passaram por uma transformação visual em que o piso das três galerias foi completamente revestido por uma cobertura “acarpetada”. A explicação para a mudança é que o objetivo era anular as cores e os desenhos dos ladrilhos para que o espaço se tornasse um grande “cubo branco”, o que privilegiaria “a visualidade e a presença dos objetos escultóricos” que ali estariam instalados. Francisco Dalcol, curador da exposição e diretor-curador do MARGS, desenvolveu com Túlio a mostra de modo a proporcionar ao público uma experiência intensa e profunda “a partir de uma ampla exposição de caráter escultórico e instalativo, destacando um conjunto de obras de grande porte e dimensões”, como enunciado no release. Essa é a primeira individual de Túlio no MARGS, e o artista, que teve exposições circulando em diversos países e continentes nos últimos anos, não apresentava uma individual em Porto Alegre desde 2013.

“Túlio Pinto – Momentum”, individual por Túlio Pinto
Curadoria de Francisco Dalcol
De 14 de dezembro de 2019 a 22 de março de 2020

Pinacotecas do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-150
De terças a domingos, das 10h às 19h
Entrada Gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA