A arte dos sons em “Canção enigmática”, no MAM RJ

(Rio de Janeiro, RJ)

“Canção enigmática: relações entre arte e som nas coleções MAM RJ” conta com 40 obras de 28 artistas, explorando diversas mídias: são pinturas, fotografias, desenhos, instalações, vídeos, objetos sonoros, instrumentos musicais, partituras gráficas, esculturas, instalações e discos de artista presentes na coleção do Museu que mostram cenas musicais tiradas do cotidiano. A exposição com curadoria de Chico Dub fica em cartaz de 1 de dezembro de 2019 a 1 de março de 2020, e alguns dos artistas participantes são Bárbara Wagner, Cabelo, Chiara Banfi, Cinthia Marcelle, Paulo Nenflidio e Marcus Galan.  

A mostra se inspira na ideia por trás da peça “4’33’’”, a mais famosa de John Cage, que, como explica o release de “Canção enigmática”, “ao emoldurar sons ambientes e não intencionais, revela-nos através de uma escuta profunda que a música está em todos os lugares; que todos os sons são música”. Partindo dessa noção, os sons que percorrem o MAM Rio também são música, e a exposição busca, por meio desse pensamento, inserir o Museu na chamada “virada sônica” (sonic turn), termo criado para se referir à mudança gradual de foco do visual para o auditivo, algo que vem ocorrendo nas práticas artísticas e nos estudos acadêmicos nos últimos anos, como evidenciado no release. Com isso, o som passou a ser reconhecido ele mesmo como arte. As obras trazem cenas musicais tiradas do cotidiano, como as fotografias de Bárbara Wagner inspiradas no maracatu.

Além da exposição em salas do Museu, “Canção Enigmática” também conta com uma série de ações performáticas que ocorrerão durante seis domingos e que buscam se relacionar com procedimentos da música experimental, da arte sonora e de outras linguagens, como as artes visuais, a dança e a performance. O ato de explorar e ocupar outras áreas do MAM, no caso a área externa, reafirma a noção dessa ocupação enquanto ato estético e político.

“Canção enigmática: relações entre arte e som nas coleções MAM RJ”, incluindo Bárbara Wagner, Cabelo, Chiara Banfi, Cinthia Marcelle, Paulo Nenflidio e Marcus Galan.
De 1 de dezembro de 2019 a 1 de março de 2020

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Terça a sexta, 12h – 18h; sáb, dom e feriados, 11h – 18h
Entrada até 17h30



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA