(Rio de Janeiro, RJ)
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe a exposição “O prazer é nosso”, que celebra os 15 anos de existência do coletivo de artistas visuais OPAVIVARÁ!, um dos mais antigos em atuação no Rio de Janeiro. A abertura da mostra é neste domingo, dia 22 de dezembro, e ela pode ser visitada de 23 de dezembro de 2019 a 01 de março de 2020. A curadoria é de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca.
O coletivo OPAVIVARÁ! surgiu em 2005 no Rio de Janeiro e sempre foi reconhecido por “suas experiências poéticas interativas”, que impactam nos ambientes urbanos ao promoverem vivências coletivas, incialmente com ações envolvendo poesia. Assim, o público não apenas interage com o trabalho, mas também se torna um agente fundamental para que a obra aconteça. Como explicado no release da mostra, “A intenção do coletivo é gerar alterações de ordem perceptiva e política sobre o universo das relações, desencadeando um questionamento reflexivo sobre as experiências cotidianas”. Os trabalhos promovem a atividade conjunta e colocam o grupo acima do individual. Atualmente, OPAVIVARÁ! é formado por Daniel Toledo, Julio Callado, Domingos Guimarãens e Ynaiê Dawson.
O enfoque da pesquisa do grupo, como informado no site do MAC Niterói, é “(…) em atos banais cotidianos e essenciais que muitas vezes envolvem a ideia de prazer: banhar-se, comer, ir à praia, pedalar ou fazer música, por exemplo. O público, portanto, é convidado a realizar esses atos e encará-los como uma atividade artística – seja junto a pessoas conhecidas ou a anônimos que estão no mesmo espaço expositivo”. O comer e a música, citados como exemplo, estarão presentes na abertura da exposição, que acontecerá domingo, dia 22 de dezembro, a partir das 14h. Esta contará com DJs tocando durante a tarde e churrasco, por meio do trabalho de 2018 “Brasa ilha”: um automóvel modelo Brasília adaptado com forno para assar comida que será usado pelos artistas para fazer o churrasco para os visitantes da mostra. Segundo o diretor do Museu de Niterói, Marcelo Velloso, esta é “Uma exposição que provoca interação, reflexão e alegria. Uma exposição com a cara do verão”.
Algumas obras apresentadas em “O prazer é nosso” são “Carrossel breque”, um objeto feito pela união de várias cadeiras de escritório com rodinhas – assim, quando uma pessoa gira uma delas, o todo se movimenta -, e “Cangaço”, constituído por diversas cangas com frases diferentes entre o protesto e a poesia que os visitantes podem pegar e usar para sentar em áreas do museu. Já no pátio do MAC Niterói, dois dos trabalhos mais conhecidos do coletivo serão um convite ao público para interagir: “Chuvaverão” (2014) é composto por chuveiros que os visitantes podem usar para se refrescar no calor do verão, e “Remotupy” (2016) é uma canoa adaptada que tem rodas e motor “que levará o público em uma navegação pela grande praça de concreto do museu projetada por Niemeyer”, como enunciado no site do museu.
“O prazer é nosso”, por OPAVIVARÁ!
De 23 de dezembro a 01 de março
Abertura: 22 de dezembro, 14 horas
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Salão principal e pátio
Mirante da Boa Viagem, sem número, Niterói – RJ, 24210-390
De terça a domingo, das 10h às 18h