“Sobre como as coisas caem”, individual de Daisy Xavier

(Rio de Janeiro)

A Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, 19h, a mostra “Sobre como as coisas caem”, de Daisy Xavier. São 20 obras inéditas e em diversas mídias, como pinturas e desenhos, e até mesmo uma instalação, que passam a ocupar o andar térreo do prédio carioca. A curadoria ficou nas mãos de Ulisses Carrilho.

“Sobre como as coisas caem” é a maior individual de Daisy na galeria, e as pinturas que a integram são de grande tamanho, em materiais como pó de ferrugem, folha e fios de latão, ácido, petróleo e ecoline sobre tela. Também fazem parte desenhos de diversas matérias-primas, monotipias e 100 esculturas em metal que, juntamente com uma casa de vespa, compõe uma grande instalação com o mesmo nome da mostra.

O título da exposição veio do livro “Sete lições de física”, escrito pelo físico italiano Carlo Rovellie que trabalha a questão da queda desde a teoria da relatividade de Einstein até a física quântica, como explicado no release da mostra. Segundo a artista, esse conceito “rege todas as obras”, e ela evidencia que se interessa pela queda com uma gama muito ampla de abordagens, como comentado no release: “tanto do ponto de vista da física, ‘que vem desde Aristóteles’, até a ‘corrosão em toda a materialidade, pele, metais e mesmo no percurso de vida e morte, das coisas irem caindo, se despencando, se corroendo’”.

A artista explica que se interessa muito, também, pela queda no mundo contemporâneo, no sentido de valores, de parâmetros que vem se perdendo, como se as coisas estivessem se dissolvendo em direção ao futuro. Assim, ela conclui que precisaremos pensar com novos parâmetros, pois os que já estão estabelecidos – de espaço e tempo – estão se dissolvendo. “O que dá problema é se resistir à evolução”, reitera Daisy.

“Sobre como as coisas caem”, por Daisy Xavier
De 06 de novembro a 11 de janeiro

Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro, RJ
De 10h às 20h, com entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA