Álvaro Seixas abre individual “A importância do demônio”

(Rio de Janeiro, RJ)

“Como ser pop e popular sendo impopular, ou seja, traindo o meio de arte?” ou  “Como se opor ao sistema de arte no interior desse próprio sistema? Como criticar e flertar com o sistema sendo um de seus agentes?”

No dia 28 de novembro, o artista Alvaro Seixas inaugura na Galeria Cavalo, no Rio de Janeiro, a individual “A importância do demônio”. Na exposição, o artista que já é conhecido por sua postura crítica e postagens cômicas que alfinetam curadores, galeristas, colecionadores e coletivos de arte defende a relevância do papel de agente provocador e desafiador no meio de arte. Com o título homônimo a um ensaio de 1932 escrito pelo espanhol José Bergamin, Seixas apresenta pinturas  produzidas em 2019, que retratam abstrações expressionistas, cenas mitológicas reinterpretadas, personagens cartunescos e frases sobre o universo artístico.

Com toques românticos, trágicos, niilistas e revoltados, Seixas mantém sua pesquisa original, em pintura instalativa, mas inova nesta segunda mostra na Cavalo. O artista utiliza recursos novos à sua produção, como impressões gráficas sobre papel, tecidos, e fundos fotográficos, ampliando e contradizendo seu título de pintor. A dinâmica de imagens digitais dos smartphones são, ao lado da tradição da pintura, sua fonte de inspiração.

“A Importância do Demônio”, individual de Alvaro Seixas
Em cartaz de 28 novembro de 2019 a 18 de janeiro de 2020

Galeria Cavalo
Rua Sorocaba, 51, Botafogo — Rio de Janeiro, RJ — Brasil
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábados, das 13h às 17h
Tel.: +55 21 2267-7654


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA