(Rio de Janeiro, RJ)
Gabriela Noujaim traz “Maraca” para a Galeria Simone Cadinelli, no Rio de Janeiro, de 17 de setembro a 14 de novembro. Na mostra, Gabriela apresenta quatro trabalhos inéditos que comentam a interligação entre os desequilíbrios ecológicos e a exploração humana dos recursos naturais comuns. Por conta das chuvas fortes que atingiram o Rio entre março e abril deste ano, “a artista se sentiu provocada a anexar a ação coordenada dos elementos água, fogo, terra e ar em seus processos artísticos” (release).
A pesquisa da artista comenta o Antropoceno, era geológica que estamos vivenciando e na qual os seres humanos foram reconhecidos como causadores dos recorrentes impactos no meio ambiente. Gabriela faz um alerta sobre o modelo de consumo e de descarte, e sobre a relação deste com as mudanças climática e os futuros possíveis que serão gerados pela não preservação dos bens naturais. Sua prática está na interseção entre arte e ativismo.
A opção de Gabriela por abordar esse tema tem relação com os anos que a artista colaborou e trocou experiências com indígenas da Aldeia Maracanã, que ela referencia em seus trabalhos para divulgar os saberes ancestrais desses povos, que preservam a floresta e a vida em coletivo. A ameaça do enfraquecimento das leis e políticas públicas que defendem os direitos das diversas culturas indígenas, como a questão da demarcação de terras, está presente no título da exposição. Maracá, como explica o release da mostra, é o chocalho feito de cabaças, recheado com sementes e que pode variar o nome conforme o povo. Ele tem a função de cura e limpeza nas cerimônias pelas mãos dos pajés e também nas danças.
Os quatro elementos estão presentes em “Maraca”, através de diferentes obras. “Água’, por exemplo, é uma videoinstalação na qual um vídeo das ondas da praia de São Conrado é misturado com imagens cuidadosamente escolhidas na internet, e indica para o aumento da temperatura no planeta e da elevação do nível das águas de mares e oceanos. Já em “Fogo”, através de uma performance, a artista pergunta: “por quem, ou pelo quê, você colocaria as mãos no fogo?”.
“Maraca”, por Gabriela Noujaim
De 17 de setembro a 14 de novembro
Galeria Simone Cadinelli
Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Segundo a sexta, de 10h às 19h, sábado, de 11h às 15