(Porto Alegre, RS)
A coletiva “Estratégias do Feminino”, com curadoria de Fabrícia Jordão, Daniela Thomas e Rita Sepúlveda Faria, traz uma seleção de 95 obras produzidas por mulheres brasileiras desde o início do século XX. Do dia 15 de outubro a 22 de dezembro, os trabalhos de 53 artistas são exibidos em cinco núcleos: No Calor da Luta; A Casa e a Rua; Dobras e Costura; Diários e Listas e O Corpo que Habito.
Entre as artistas participantes, Dora Longo Bahia, Ana Mazzei, Laura Lima, entre outras. As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos evidentes de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte – e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza, enfim, no exercício pleno de suas cidadanias.
A decisão curatorial é uma compensação pela mostra encerrada no Farol Santander antes do prazo estipulado, em 2017. A eventual lesão à liberdade de expressão artística em decorrência do encerramento antecipado de “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”. As falsas acusações de apologia à pedofilia, zoofilia e ofensa a símbolos religiosos provocou a assinatura do termo assinado pelo Santander Cultural de patrocinar duas exposições sobre diferença e diversidade.
Curadoria de Fabrícia Jordão, Daniela Thomas, Helena Severo e Rita Sepúlveda Faria
Em cartaz de 15 de outubro a 22 de dezembro
Horário de funcionamento:
Terças-feiras a sábado, 10h às 19h
Domingos e feriados, 11h às 18h