Arjan Martins, Henrique Oliveira e José Bechara participam da exposição “DIÁLOGOS: Museu do Pontal e Jacarandá”, na Villa Aymoré, na Glória. A mostra, com curadoria de Angela Mascelani, pode ser visitada do dia 20 de setembro até 22 de dezembro.
Outros artistas participantes são Fraklin Cassaro e Carlos Vergara, do arte Clube Jacarandá, e Dadinho, Galdino e Adriano, que têm obras no acervo do Museu do Pontal. A exposição pretende ser um apelo pela retomada da construção da nova sede do Museu, que abrigará mais de 9 mil esculturas em segurança, e pretende afirmar os amplos compromissos do Espaço Jacarandá com as artes e a cidade.
Em abril deste ano, o maior acervo de arte popular do Brasil ficou extremamente ameaçado quando o Museu do Pontal passou por uma inundação sem precedentes, que gerou muitos prejuízos e obrigou o fechamento da instituição. Para lutar contra isso, foi feita uma campanha de apoio que mobilizou centenas de pessoas em prol da arte e da cultura popular do Brasil, em defesa do patrimônio nacional. Com os fundos reunidos pela campanha, o museu conseguiu ser reaberto, mas não pôde permanecer onde está desde 1976, pois uma reforma urbana nos seus arredores, feita sem planejamento, tornou sua área vulnerável a novas inundações.
“DIÁLOGOS: Museu do Pontal e Jacarandá”, com participação de Arjan Martins, Henrique Oliveira e José Bechara
De 20 de setembro a 22 de dezembro
Villa Aymoré
Ladeira da Glória, 26, Glória, Rio de Janeiro
De segunda a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita