(Rio de Janeiro, RJ)
A Luciana Caravello Arte Contemporânea apresenta a mostra coletiva “Romance”, que conta com obras de diversos formatos, como desenho, colagem, vídeo, pintura, fotografia, instalação e escultura. São cerca de 50 trabalhos expostos por apenas oito dias, entre 20 e 28 de setembro, e 31 artistas envolvidos. O tema é a diversidade no romance, seus diferentes tipos, como o clichê e o erótico, e suas múltiplas abordagens. Muitas das obras foram produzidas especialmente para esta exposição, sendo várias delas recentes e inéditas.
Alguns dos artistas que participam, sob a curadoria de Gabriela Davies, são Afonso Tostes, Alexandre Mazza, Armando Queiroz, Bruno Miguel, Daniel Escobar, Daniel Lannes, Fernando Lindote, Gabriel Giucci, Gê Orthof, Gisele Camargo, Ivan Grilo, Marcelo Solá, Marina Camargo, Nazareno, Pedro Varela e Sergio Allevato. A curadora refletiu sobre a ressignificação do romance que acontece atualmente: “Se a quebra do romance permeia os dias de hoje, as histórias de bom-mocismos também ficaram em patamares passados. Mas a verdade é que o romance não deixou de existir, o conceito foi resignificado. Nosso novo romance é descobrir nossos verdadeiros desejos, nossas identidades, nosso sexo, a vontade de ser nossa própria força. Estamos lutando contra estereótipos sociais rígidos”.
Um dos artistas, Daniel Escobar, cria colagens com diversos elementos ressaltados de páginas retratando a bela flora do Brasil. Gabriela comenta, como expressado no release, que esse trabalho, assim como outros da mostra, é uma tentativa romântica, um desejo por um mundo mais sensível, mas ao mesmo tempo há a consciência de que cenas assim beiram o esquecimento e de que, no caso da natureza, as chamas engolem a floresta amazônica. Outra faceta do romance, dessa vez representada nas pinturas de Daniel Lannes, são as sessões de análise, nas quais, segundo a curadora, expressamos nossos desejos mais profundos, mas em seguida os reprimimos quando saímos do consultório. Já em um espaço separado no terceiro andar, estão expostos trabalhos com temas eróticos. Güler Ates, uma fotógrafa turca, por exemplo, pensa seu corpo através de registros fotográficos, encoberta por uma manta de seda que revela apenas uma sugestão de figura feminina. Quanto a isso, Gabriela traça um paralelo entre o ato da mulher desaparecer atrás do véu na religião muçulmana, e o efeito da ação neste trabalho, estimulando um senso erótico no imaginário do espectador que vai justamente contra o objetivo de se cobrir.
“Romance”, por diversos artistas
De 20 a 28 de setembro, 2019
Curadoria: Gabriela Davies
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 15h.
Telefone: (21) 2523.4696
Entrada franca