“Fabulações”: Ana Elisa Egreja e sua narrativa fantástica em individual no MAM da Bahia

A primeira exposição individual de Ana Elisa Egreja começa hoje, dia 12 de setembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, realizada pela Galeria Leme/AD. “Fabulações” traz um apanhado de pinturas que foram importantes na trajetória da artista desde 2008, quando ela foi uma das ganhadoras do 15º Salão da Bahia, no mesmo espaço. São 18 obras da sua história e 4 inéditas. O prêmio foi um marco em sua carreira, no início de sua produção artística, e agora ela volta ao lugar com sua própria exposição, a primeira individual em um museu e não em galerias.

O título da exposição retrata a principal característica do trabalho de Ana, como enunciado no release da mostra: “a criação de uma narrativa fantástica, marcada pela composição complexa e pela reprodução minuciosa de materiais e texturas. Suas telas materializam cenas nas quais as idéias de domesticidade e de abandono convivem com a presença arquitetônica e os gêneros clássicos da história da arte, como a natureza morta e a pintura de interior”. Ana troca a realidade por uma versão fantasiosa dela, incorporando elementos fantásticos ao mundano, cotidiano.

“Cobogós” é uma das obras inéditas expostas. A pintura-instalação é composta por 169 telas, mede 3,3 x 5,9 metros, e representa o jardim de uma casa abandonada e o reflexo dele em um espelho d’água através dos cobogós, peça típica da arquitetura moderna brasileira. O trabalho foi resultado de uma imersão feita pela artista, que ocupou por uma semana a casa que estava para ser demolida, na qual ela criou instalações em cada cômodo e fez encenações com objetos esquecidos. Tanto o “Cobogós” quanto o ”Poça II” representaram um novo modo de produção de pinturas, já que estas passaram a retratar instalações feitas, fotografadas e depois transformadas na obra. Os trabalhos de Ana são permeados pela arquitetura, pela memória desses espaços e pelo silêncio deles.

“Fabulações”, individual de Ana Elisa Egreja
Em cartaz de 12 de setembro a 26 de outubro

Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador, BA
Horários: Terça a sexta, das 13h às 18h
Contato: (71) 3117.6144



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA