A individual de Raquel Stolf “Pão e Pedra, Palavra-Miragem”

(Florianópolis, SC)

Do dia 21 de agosto a 13 de setembro, o trabalho de Raquel Stolf é apresentado mais uma vez na Galeria Digital O Sítio, em Florianópolis, na exposição“Pão e Pedra, Palavra-miragem”. A artista é também pesquisadora e professora de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. No release da exposição, Raquel fez uso da seguinte frase de Clarice Lispector: “Palavra também é coisa – coisa volátil que eu pego no ar com a boca quando falo”. O tema da citação dialoga diretamente com o da exposição, na qual Raquel buscou investigar as relações entre palavra e silêncio, elementos que são possibilidades de concretude, mas também são voláteis, intangíveis.

Os trabalhos apresentados estão em formatos como o áudio, a escrita-desenho e o vídeo, e são parte de um processo em andamento no qual a artista coleta e coleciona silêncios, como os presentes em fundos de lagos e lagoas. Esses trabalhos também consistem em experiências com processos de escrita e outros em que a presença, indicação ou situação “pedra” é testada, enquanto “coisa que concentra muitas outras coisas” (Gonçalo Tavares). Perguntas como “Como acontecem as intersecções entre pedra, palavra, silêncio, pausa, esquecimento e registro?” e “Quais as relações entre memória, coleção, diário e essa concentração dispersa/dispersão concentrada?” ressoam nesse processo.

A exposição, além de explorar diversas mídias, ainda conta com atividades que acontecem nos dias 31 de agosto e 10 de setembro. A primeira consiste em uma caminhada com abafadores nas dunas da Lagoa da Conceição, e a outra é uma conversa que acontece de 19h às 21h com falas de artistas da equipe da publicação anecoica (publicação sonora que instiga diversos usos do som e do texto em proposições artísticas, trabalhando tanto o silêncio quanto o ruído): Anna Stolf, Bianca Tomaselli, Carolina Moraes, Daniela Avelar, Debora Santiago, Djuly Gava, Franciele Favero, Julia Amaral, Manuela Valls, Mariana Berta, Mia Rodrigues, Michal Kirschbaum, Priscila Costa Oliveira, Rachel Lima e Silva, Raquel Stolf e Silfarlem Oliveira, Tina Merz.

 

“Pão e Pedra, Palavra-miragem”, de Raquel Stolf
De 22 de agosto a 13 de setembro
Galeria Digital O Sítio
Rua Francisca Luísa Viêira, 53, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC

Horários: Quarta a sexta, das 17hs às 21hs; sábados, das 14hs às 20hs
Contato: (48) 3065 5792
Entrada Franca


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA