Assista a outras cinco vídeo-entrevistas com artistas indicados à décima edição do Prêmio PIPA, produzidas em pela Do Rio Filmes e publicadas esta semana. Nelas, você aprende mais sobre a obra, carreira, inspirações e muito mais do Antonio Bokel, Armando Queiroz, Daniel Jablonski, Luciana Paiva e Yuli Yamagata. Toda semana vamos lançar novas vídeo-entrevistas e páginas atualizadas não deixe de ficar de olho!
Clique nos nomes dos artistas para ver suas páginas atualizadas.
Antonio Bokel foi indicado para o Prêmio PIPA em 2015. Desde então adicionamos imagens de 12 novas obras do artista carioca. Ele apresentou quatro exposições individuais: “Nada Além das Palavras”, Galeria Matias Brotas, Vitória (2016), “Tudo que esta coberto”, galeria Aura, São Paulo (2017), “Inquiet(ação)”, AM galeria , Belo Horizonte (2018) e “Ver Rever”, Centro Cultura dos Correios, Rio de Janeiro (2018). Além disso Antonio fez parte da mostra coletiva “Point of View” / site specific, nos jardins do Palácio da Pena em Sintra em Portugal (2016).
A última vez que Armando Queiroz foi indicado para o Prêmio PIPA foi em 2015. Antes disso, o artista foi indicado em 2010, 2012 e 2014. Desde a sua última indicação, adicionamos oito imagens de novas fotografias do artista. Entre 2019 e 2015 Armando participou de duas exposições coletivas: “Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”, curadoria de Paulo Herkenhoff, Thais Rivitti e Leno Veras, em São Paulo, e Bestiário”, curadoria Raphael Fonseca, Centro Cultural de São Paulo.
Daniel Jablonski foi indicado para o Prêmio PIPA em 2017, desde então, adicionamos imagens da sua instalação mais recente: “As coisas”, 2018. Nos últimos dois anos o artista participou de três residências: Pivô Arte e Pesquisa, Residência de seis meses no espaço de arte Pivô, em São Paulo (2018), Kaaysá Art Residency, Residência de um mês como prêmio da SP-Arte/Foto, em São Paulo (2019) e CSAV – Artists Research Laboratory , grupo de estudos coordenado pelos artistas Ei Arakawa e Nora Schultz e o curador Kasper König, Fondazione Antonio Ratti, em Como na Itália (2019).
Luciana Paiva, baseada em Brasília, foi indicada para o Prêmio PIPA em 2011. Adicionamos nove imagens das obras criadas nos últimos oito anos. Desde então, ela participou de um número de exposições coletivas e da curadoria e organizações de eventos como: DEStudo, curadoria em parceria com André Vecchi, Galeria Fayga Ostrower, em Brasília (2015), FUGA, projeto em parceria com Dalton Camargos, na Alfinete Galeria e Ateliê Valéria Pena-Costa, em Brasília (2016-2017) e Breve, projeto em parceria com Dalton Camargos em Brasília (2018).
Esta é a segunda indicação de Yuli Yamagata, a primeira foi em 2018. Desde então, adicionamos 13 novas imagens de obras da artista.
Conheça os demais participantes do Prêmio PIPA 2019 aqui.