(Rio de Janeiro, RJ)
“Espaço entre as coisas” da titulo à mostra de Antonio Bokel, que apresenta a produção mais recente do artista, na qual a urgência da pintura urbana, que caracterizava sua poética, silencia em favor da concentração sobre coisas mundanas.
A curadora Sonia Salcedo del Castillo descreve a mostra como um “conjunto reunido [que] tem como fio poético a ideia de intervalo – não como mera ausência, mas como elo de ligação entre o circunstancial e o subjetivo. Nele, uma espécie de força nos conduz de um trabalho a outro, feito linha magnética através da qual as obras parecem repercutir, em circularidade, graças a formas e sinais em permanente rearranjo.”
Sob inspiração de percursores do Modernismo, como Volpi e Matisse, da arte urbana, Basquiat e artis-manus (relacionada à arte naif) suas obras mesclam vocabulários que transitam do grafite citadino à artesania doméstica, tocando em questões filosóficas acerca do sujeito no mundo. Metaforicamente, retratam as coisas, não como meras “naturezas mortas”, mas, sim, como “vidas suspensas”. Vidas oriundas do desejo, de Antonio, de dar voz ao vazio do indizível.
“Espaço entre as coisas” individual de Antonio Bokel
Curadoria por Sonia Salcedo del Castillo
De 9 de maio a 6 de junho, 2019
Galeria Mercedes Viegas
Rua João Borges, 86 22451-100 Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Horários de funcionamento: 2ª a 6ª feira: 12h às 20h. Sábado: sob agendamento pelo telefone