Veja as novas páginas e vídeo-entrevistas exclusivas dos artistas indicados ao Prêmio PIPA 2019

Um dos objetivos do Prêmio PIPA é ampliar o conhecimento sobre a arte contemporânea brasileira – e não há maneira melhor de fazer isso do que através de seus próprios artistas. Por isso, desde 2010, a premiação realiza vídeo-entrevistas exclusivas com os artistas indicados à edição. Este ano, serão realizadas cerca de 61 novas entrevistas, onde os indicados ao Prêmio PIPA 2019 discutirão inspirações, carreira, relação com o ateliê, e muito mais. Assista às primeiras quatro vídeo-entrevistas, feitas pela Do Rio Filmes, com os participantes da nova edição do Prêmio abaixo. Não esqueça de clicar nos nomes dos artistas para dar uma olhada nas suas páginas atualizadas!

André Griffo

André Griffo vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, RJ, e dedica-se às Artes Visuais desde 2009. Em 2019, foi selecionado para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil – Comunidades imaginadas (2019), SP. Em 2018, participou da exposição coletiva Com o ar pesado demais para respirar na Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ, 2018. Em 2017, realizou a exposição individual Objetos sobre Arquitetura Gasta, Centro Cultural São Paulo, SP. Em 2016, participou das exposições coletivas Ao Amor do Público I – Doações da ArtRio (2012-2015) e MinC/Funarte, MAR – Museu de Arte do Rio e Intervenções, Museu da República, Rio de Janeiro.

Bia Leite

Bia Leite possui um Bacharel em Artes Plásticas na Universidade de Brasília. Concentra os estudos em pintura, gravura, desenho e cinema; a colagem é o que guia o processo criativo, abordando temas como a violência, o conflito, o cotidiano, o amor, questionamentos sobre gênero e sexualidade e a força da família tlgbqi+. A música aparece nos trabalhos como trilha de imagens metafóricas da ficção, as séries de pintura  podem levar nomes de filme, album de música, blog, meme de reality show de drag queen do ceará, são pensados links entre o texto das composições e as imagens apropriadas do mundo pop.

Castiel Vitorino Brasileiro

Castiel Vitorino Brasileiro é artista, estudante de psicologia e macumbeira e mora em  Vitória/ES. Seu processo criativo é uma experiência de incorporação. Ela compreendo meu corpo negro, testiculado e feminino, como local de memória e o utiliza para produzir liberdades perecíveis. Sua produção localiza-se numa encruzilhada epistêmica, onde daqui enxergo diversas rotas de fuga da colonialidade.

Pedro Gandra

Pedro Gandra frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ. Desde 2011, participa de exposições em instituições e galerias. Sua investigação se desenvolve a partir de algumas referências, sejam fotografias esquematizadas pelo artista, escritos e anotações acumulados, e a literatura, em especial, a fábula. Em seu trabalho, propõe articular essas referências dentro do campo da pintura. E, a partir disso, estabelecer um imaginário e um vocabulário próprios.

Conheça os demais participantes do Prêmio PIPA 2019 aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA