Confira mais três vídeo-entrevistas exclusivas e páginas atualizadas dos indicados ao Prêmio PIPA 2019

Assista a outras três vídeo-entrevistas com artistas indicados à décima edição do Prêmio PIPA, produzidas em pela Do Rio Filmes e publicadas esta semana. Nela, você aprende mais sobre a obra, carreira, inspirações e muito mais do Gê Orthof, Paul Setúbal  e Tertuliana Lustosa. Toda semana vamos lançar novas vídeo-entrevistas, não esqueça de ficar de olho! Clique nos nomes dos artistas para ver suas páginas atualizadas.

Gê Orthof

Nascido em Petrópolis, Gê Orthof conta a inspiração para sua exposição “Many Splendoured Thing” (2016): “foi um convite do curador Raphael Fonseca para fazer uma intervenção na segunda biblioteca mais antiga da Inglaterra. Eu li uma notícia do jornal, a partir de uma foto que me chamou muita atenção, da Rosângela, essa catadora de lixo de Natal, e o seu filho, de primeiro nome Thompson. Ele tinha acabado de passar no exame do IFB em primeiro lugar estudando somente com os livros que ela achou no lixo. E essa relação entre o que seria o livro mais precioso acabou virando o norte dessa exposição. Seriam os livros preciosos da biblioteca de livros mais preciosos ou os livros achados no lixo que mudaram a vida dessa família os mais preciosos?”

Paul Setúbal 

Ao mesmo tempo que ele se alimenta dos acontecimentos políticos do país, Paul Setúbal utiliza referências do cotidiano no seu trabalho. Na sua série focada em objetos de coerção, ele investiga o domínio da mão e objetos. “O que eu apresento na instalação é sempre um corpo que vence a ferramenta, então é um trabalho inverso, na mesma medida que eu mostro o oco da gravação eu também apresento o corpo na realização do impossível.”

Tertuliana Lustosa 

“O meu trabalho surgiu muito dos coletivos que eu participei. Ele carrega um caráter de intervenção de rua e ao mesmo tempo de um questionamento da própria estrutura de um sistema de arte. Eu costumo a utilizar o conceito de “site unspecific” ao contrário do “site specific” , a obra está em desajuste no local onde ela é feita.” Tertuliana conta que acaba utilizando elementos que não são da arte contemporânea, como a arte popular e as religiosidades afro-brasileiras.

Conheça os demais participantes do Prêmio PIPA 2019 aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA